Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/09/2018-12h00

Udesc promove encontro para conscientização da fibrose cística nesta quarta, em Florianópolis

Evento gratuito da universidade ocorrerá no Cefid, que funciona no Bairro Coqueiros - Foto: GettyImages
Nesta quarta-feira, 5, às 9h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o 2º Encontro para Conscientização da Fibrose Cística, com uma série de apresentações no Auditório do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com inscrições no local.

A programação inclui palestras sobre a técnica da ventilação não-invasiva e o impacto da fibrose cística na vida de quem convive com a doença, além de depoimentos familiares e de uma oficina de brinquedos terapêuticos.

Na Udesc Cefid, o evento é realizado pelo Núcleo de Fisioterapia em Pneumologia Pediátrica (Nufipp) e pelo programa de extensão Brincando de Respirar, coordenados pela professora Camila dos Santos Schivinski, com apoio da Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e da organização Unidos Pela Vida.

Primeiro programa gratuito do gênero na Grande Florianópolis, o Brincando de Respirar oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções respiratórias, além de palestras e oficinas educativas voltadas aos pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.

Os atendimentos são realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, com participação de fisioterapeutas e graduandos em Fisioterapia da unidade.

Sobre a doença

A fibrose cística é uma doença genética, cuja principal característica é o acúmulo de secreções espessas nas vias condutoras de órgãos e sistemas, especialmente os pulmões. Estima-se que afete cerca de três mil pessoas no Brasil e em torno de 70 mil pessoas no mundo.

Não existe cura, mas avanços recentes na área permitem que os pacientes vivam por mais tempo e com muito mais qualidade, sendo essenciais, para tanto, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento multidisciplinar.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camila.santos@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: 2º Encontro para Conscientização da Fibrose Cística.
QUANDO: Quarta-feira, 5, das 9h às 12h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento gratuito da universidade ocorrerá no Cefid, que funciona no Bairro Coqueiros
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h