Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2022-16h57

Udesc promoverá seminário sobre iniciação à docência e residência pedagógica

Evento terá relatos de experiências de acadêmicos ligados ao Pibid e ao programa RP - Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 5, das 16h às 20h30, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá o Seminário Institucional Integrado do Pibid e da Residência Pedagógica (RP), que ocorrerá pela plataforma Teams. Confira abaixo a programação e acesse a transmissão.

No seminário, professores da Udesc e de escolas de educação básica e acadêmicos socializarão experiências didático-pedagógicas vivenciadas durante atividades relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e à Residência Pedagógica no contexto da pandemia de Covid-19. Os estudantes participantes são bolsistas do Pibid e de RP dos cursos de licenciaturas da universidade.

A programação inclui a cerimônia de abertura, apresentação de subprojetos dos dois programas (Pibid e RP) e uma palestra com a coordenadora do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid), Cristiane Hauschild.

Dentre outras autoridades, a abertura contará com a presença do diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SED-SC), Marcos Roberto da Costa.

A coordenadora institucional do Pibid Udesc, Regina Helena Munhoz, destaca a importância de eventos como o seminário, que potencializam a integração entre universidade e educação básica.  

O coordenador institucional do RP Udesc, Lourival José Martins Filho, ressalta que, mesmo com a pandemia, os programas da Udesc contribuíram de forma significativa para as unidades educativas de educação básica nas regiões em que está inserida.  

Conforme afirma a pró-reitora de Ensino, Sandra Makoviecky, "a Udesc sempre participa dos programas de formação docente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as licenciaturas da universidade se destacam nesse processo".

O Pibid visa unir secretarias estaduais e municipais de educação e universidades pela melhoria do ensino nas escolas públicas. Já o RP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica.

Programação

16h – Abertura
16h30 às 19h10 – Apresentação dos subprojetos do Pibid e do RP  
19h10 às 20h – Palestra com a coordenadora do Forpibid, Cristiane Hauschild  
20h às 20h30 – Encerramento

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento terá relatos de experiências de acadêmicos ligados ao Pibid e ao programa RP
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h