Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/06/2020-17h42

Udesc prorroga inscrições do auxílio de inclusão digital da graduação até 17 de junho

Além do auxílio, estudante com dificuldade financeira  pode pedir empréstimo de computador - Foto: Pexels
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), estendeu a inscrição do auxílio de inclusão digital para alunos de graduação, que terminaria em 15 de junho e agora irá até o dia 17. Confira a retificação do edital.

Segundo o Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), o benefício terá valor de R$ 80 mensais para ajudar alunos com dificuldades econômicas a contratar plano de internet e participar das atividades não presenciais de graduação da universidade, que retornarão no dia 22.

O auxílio foi criado e regulamentado por resolução ad referendum assinada na semana passada pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e terá caráter emergencial e temporário, devido à pandemia de Covid-19, enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. Veja a resolução.

Como pedir o novo auxílio

Podem solicitar o benefício os estudantes de graduação já contemplados no Prafe, sem a necessidade de apresentar documentação complementar. Acadêmicos que não estão no programa e necessitam do auxílio de inclusão digital também podem pedi-lo mediante formulário (anexo do edital) disponibilizado na página da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), da Proex.

Os alunos devem realizar sua inscrição com o envio desse formulário preenchido para o e-mail da direção de Extensão ou do setor de Apoio ao Estudante do seu centro.

Conforme a resolução, as solicitações serão recebidas, avaliadas e operacionalizadas pelas direções dos centros, com recursos assegurados pela Proex. O recebimento do valor ocorrerá por depósito bancário.

Empréstimo de computadores

Por meio de pesquisa, a universidade identificou acadêmicos de graduação com dificuldades financeiras para manter internet que permita acesso a plataformas virtuais de ensino. Os pós-graduandos, que retornaram às atividades não presenciais em 25 de maio, já estão tendo acesso ao auxílio de inclusão digital.

Por isso, além desse benefício, a Udesc publicou a Instrução Normativa nº 011/2020, redigida pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), para regulamentar o empréstimo de equipamentos de informática aos alunos de cursos presenciais e a distância de graduação e pós-graduação que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em grupo de risco da Covid-19. Acesse a IN e o anexo de solicitação.

Os acadêmicos devem enviar os pedidos para as direções-gerais dos centros ou para os setores designados. As direções-gerais analisarão os requerimentos conforme os equipamentos disponíveis e poderão, a qualquer momento, solicitar a apresentação de documentação comprobatória da renda dos alunos inscritos, segundo os mesmos critérios do Prafe.

Se necessário, a Proex dará suporte por meio de campanha de arrecadação e doação de equipamentos de informática para atender os centros que não tenham aparelhos suficientes para suprir a demanda.

Ações contra Covid-19

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Essa matéria foi atualizada às 19h de 10 de junho de 2020.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 78
  • Imagem 79
  • Imagem 80
  • Imagem 81
  • Imagem 82
  • Imagem 83
  • Imagem 84
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h