Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/04/2019-17h53

Udesc publica resultado de segundo edital para novos espaços inovadores de ensino

Com segundo edital, oito unidades receberão recursos neste ano para implantar Espines - Foto: Divulgação
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou nesta terça-feira, 1º, o resultado do segundo edital de Espaços Inovadores de Ensino (Espine). Acesse o resultado.

A segunda chamada selecionou mais quatro centros de ensino da instituição, que receberão até R$ 300 mil cada para implantar os novos ambientes, com a finalidade de auxiliar e preparar professores e estudantes para o uso de diferentes tecnologias educacionais.

Os recursos da universidade serão destinados a partir de maio e deverão ser utilizados durante o ano. Neste segundo edital, foram contempladas as seguintes unidades:


A segunda chamada foi voltada exclusivamente às unidades que não foram selecionadas no primeiro edital, lançado em dezembro do ano passado, que já contemplou quatro unidades (CCT, CAV, Faed e Ceart). 

Consultoras externas

Todas as oito unidades aptas a participar submeteram propostas. As quatro vencedoras foram selecionadas a partir da análise de três consultores externos, de instituições de ensino superior públicas federais e estaduais.

Atuaram como consultoras as docentes Carmen Célia Barradas Correia Bastos, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Wilma de Nazaré Baia Coelho, da  Universidade Federal do Pará (UFPA).   

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, as consultoras elogiaram o nível dos projetos apresentados e a iniciativa inovadora da universidade. "Com esta segunda chamada, oito unidades da Udesc receberão recursos para implantação dos Espines ainda neste ano. E a gestão estuda a realização de novos editais para dar continuidade à política", afirma.   

Espaços diferenciados

Com o Programa Espine, a Udesc busca criar espaços diferenciados, compartilhados e interdisciplinares, para uso comum dos cursos de bacharelados e licenciaturas e a realização de programas de formação continuada para docentes. Nos cursos de licenciatura, os ambientes também poderão ser utilizados para atividades de formação de professores da atenção básica.

Constituídos com base no perfil e nos cursos de graduação do centro de ensino, os Espines poderão contar com recursos tecnológicos diferenciados, como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares.

A iniciativa integra o projeto Interatividade no Ensino-Aprendizagem, previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, que busca implantar ambientes de ensino e aprendizagem que incentivem a reflexão e estimulem a adoção de metodologias dinâmicas, plurais e capacitadoras, articuladas com as tecnologias de informação e de comunicação. O plano é liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Com segundo edital, oito unidades receberão recursos neste ano para implantar Espines
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h