Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/11/2018-17h00

Udesc realiza evento para debater inovação curricular da graduação na próxima semana

Iniciativa visa qualificar projeto pedagógico e currículos dos cursos de graduação da Udesc - Foto: Jonas Pôrto
Nos dias 21 e 22, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará um evento para debater a inovação curricular dos cursos de graduação da instituição.

Com participação de consultores externos, o encontro é voltado a diretores de Ensino de Graduação e de Extensão das unidades, chefes de departamento e professores membros dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos da universidade. Veja a programação

O evento "O currículo no ensino superior da Udesc: um estudo sobre os princípios epistemológicos para a proposição de desenhos curriculares diferenciados" terá atividades nos períodos matutino e vespertino, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A ação é uma iniciativa das pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Consultores externos

A programação prevê a participação de três consultores externos, com apresentações seguidas de debates. Na manhã do dia 21, o professor José Fernando Queiruga Rey, da Universidade Federal do ABC (UFABC), falará sobre a experiência curricular da instituição paulista.

À tarde, a professora Maria das Dores Pimentel Nogueira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordará o tema " A extensão no currículo".

Na manhã do dia 22, a professora Sylvia Helena Souza da Silva Batista falará sobre a experiência curricular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Experiências inovadoras

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Cristina Tonon da Luz, o evento busca propiciar maior conhecimento e debates sobre experiências curriculares inovadoras desenvolvidas por outras instituições e em diversas áreas de conhecimento, bem como práticas sobre a incorporação dos créditos de extensão.

"Este encontro é a primeira etapa de um trabalho que busca debater novas configurações curriculares no ensino superior da Udesc, qualificando o projeto pedagógico dos cursos de graduação e seus currículos", afirma a professora. As etapas seguintes serão construídas coletivamente com o grupo de trabalho que será formado para abordar o tema.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da universidade, Fábio Napoleão, destaca que a iniciativa conjunta das duas pró-reitorias visa subsidiar a construção de desenhos curriculares contemporâneos para o ensino superior da Udesc, que incluam a creditação das atividades extensionistas, seguindo determinação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Para o professor, "o evento se propõe a uma discussão epistemológica pautada pela construção de uma nova mentalidade pedagógica, centralizada no diálogo universidade-sociedade, com vistas à elaboração de projetos sistêmicos de ensino-aprendizagem, com novas linguagens, habilidades e competências cognitivas, condizente com as exigências do século 21, apenas possível com o aprofundamento da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão".

Trabalho contínuo

"O ensino superior brasileiro vive uma crise teórico-prática, há necessidade de rompermos com o paradigma tradicional em favor de novas configurações curriculares, baseadas em espaços interdisciplinares de discussão, capazes de fomentar o desenvolvimento de projetos integrados, pautados em metodologias de ensino problematizadoras, que envolvam ativamente os estudantes, com o uso de novas ferramentas educacionais, novas tecnologias e estratégias didáticas", afirma Soraia.

A inovação curricular dos cursos de graduação tem sido tema de diversas ações e debates na Udesc. Entre os eventos, a universidade realizou:

  • duas edições dos Seminários de Creditação da instituição.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129, e com a Proex, pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7929.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Serviço

O QUÊ: Evento "O currículo no ensino superior da Udesc: um estudo sobre os princípios epistemológicos para a proposição de desenhos curriculares diferenciados".
QUANDO: 21 e 22 de novembro.
ONDE: Auditório da Udesc Esag,  Avenida Madre Benvenuta, nº 2.037, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Iniciativa visa qualificar projeto pedagógico e currículos dos cursos de graduação da Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h