Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/06/2018-13h30

Udesc realiza jornada de inclusão no ensino superior em 6 de julho, em Florianópolis

Evento da universidade também terá transmissão ao vivo, por videoconferência - Foto: Secom Udesc
Em 6 de julho, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a 1ª Jornada da Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial e de Estudantes com Necessidades Educacionais Especificas no Ensino Superior. O evento ocorrerá no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), o evento terá troca de experiências com instituições de ensino superior sobre criação e implementação de núcleos de acessibilidade.

A jornada será voltada a diretores de centro, chefes de departamentos, representantes dos núcleos docentes estruturantes (NDEs), secretários de Ensino de Graduação, docentes, técnicos e alunos da Udesc interessados pelo tema. As inscrições podem ser feitas pela internet até 4 de julho.

Além disso, o evento da universidade estadual será transmitido ao vivo pelo site vc.udesc.br

Mesa-redonda

A programação inclui uma mesa-redonda, das 9h às 12h, com participação dos professores Leonardo Cabral, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); Ricardo Lins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Maria Denise Pletsch, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Rose Clér Beche, coordenadora do NAE da Udesc. A mediadora será a professora Geovana Lunardi Mendes, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Segundo a professora Rose Clér, a realização da jornada é parte do processo de implementação do NAE da Udesc. O evento também esclarecerá a finalidade, as atribuições e as ações do órgão no cumprimento da legislação que ampara alunos do público-alvo da educação especial (Paee) e com necessidades educacionais especificas (NEE) no ingresso, na permanência e na conclusão de cursos. Fazem parte do Paee alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

"É muito importante que a Udesc promova ações como essa, que impulsionam o processo inclusivo e minimizam o preconceito e a discriminação para com os alunos público-alvo do NAE, eliminando a invisibilidade de que são vítimas quando suas necessidades educativas são desconsideradas", afirma a docente.

A implantação do NAE é uma ação do projeto Acolhe Udesc, previsto no Plano de Gestão 2016-2020.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com o NAE pelos telefones (48) 3664-8420 e 3664-8431, das 13h às 19h, e pelo e-mail nae@udesc.br.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Serviço

O QUÊ: 1ª Jornada da Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial e de Estudantes com Necessidades Educacionais Especificas no Ensino Superior.
QUANDO: 6 de julho, das 9h às 12h.
ONDE: Plenarinho da Reitoria, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, com inscrições até 4 de julho pela internet e transmissão pelo vc.udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento terá transmissão ao vivo por videoconferência
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h