Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/08/2018-16h17

Udesc realizará encontro para conscientização da fibrose cística em setembro, em Florianópolis

Evento gratuito da universidade ocorrerá no Cefid, que funciona no Bairro Coqueiros - Foto: GettyImages
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o 2º Encontro para Conscientização da Fibrose Cística em 5 de setembro, com uma série de apresentações entre 9h e 12h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com inscrições no local.

A programação inclui palestras sobre a técnica da ventilação não-invasiva e o impacto da fibrose cística na vida de quem convive com a doença, além de depoimentos familiares e de uma oficina de brinquedos terapêuticos.

Na Udesc Cefid, o evento é realizado pelo Núcleo de Fisioterapia em Pneumologia Pediátrica (Nufipp) e pelo programa de extensão Brincando de Respirar, coordenados pela professora Camila dos Santos Schivinski, com apoio da Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e da organização Unidos Pela Vida.

Primeiro programa gratuito do gênero na Grande Florianópolis, o Brincando de Respirar oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções respiratórias, além de palestras e oficinas educativas voltadas aos pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.

Os atendimentos são realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, com participação de fisioterapeutas e graduandos em Fisioterapia da unidade.

Sobre a doença

A fibrose cística é uma doença genética, cuja principal característica é o acúmulo de secreções espessas nas vias condutoras de órgãos e sistemas, especialmente os pulmões. Estima-se que afete cerca de três mil pessoas no Brasil e em torno de 70 mil pessoas no mundo.

Não existe cura, mas avanços recentes na área permitem que os pacientes vivam por mais tempo e com muito mais qualidade, sendo essenciais, para tanto, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento multidisciplinar.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camila.santos@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: 2º Encontro para Conscientização da Fibrose Cística.
QUANDO: 5 de setembro (quarta-feira), das 9h às 12h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento gratuito será realizado na Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h