Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

01/04/2022-18h35

Udesc retomará aulas 100% presenciais em todos os campi na próxima segunda

 
Retomada de aulas 100% presenciais ocorrerá em nove cidades - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
A partir da próxima segunda-feira, 4, as aulas serão retomadas de forma 100% presencial em todos os campi da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em nove cidades catarinenses. 

Cerca de 15 mil estudantes de mais de 60 cursos de graduação e 50 de pós-graduação estarão em salas de aula, laboratórios e demais espaços pedagógicos e de convivência da universidade estadual.

Nos 12 centros de ensino, diversas ações estão sendo planejadas para recepcionar os acadêmicos e garantir que o retorno 100% presencial ocorra da forma mais segura possível. Cada centro estabeleceu suas normas internas de acordo com a realidade do espaço físico da instituição e da região em que está inserida. O primeiro semestre letivo de 2022 da graduação iniciou na última segunda-feira, 28, e o dos programas de pós-graduação começou entre fevereiro e março.

"Estamos muito felizes com o retorno 100% presencial das nossas aulas. A próxima segunda-feira será um momento marcante para toda a comunidade acadêmica, e a Udesc está preparada para essa nova fase. É importante destacar que nossa universidade não parou na pandemia e não teve perda de semestres letivos", afirma o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

Planejamento

A retomada das atividades 100% presenciais seguirá as orientações dos Planos de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (PlanCon) de cada centro de ensino e da Reitoria, aprovados junto às prefeituras dos municípios envolvidos.

O retorno 100% presencial também ocorrerá alinhado às normas estaduais e da universidade e de acordo com o planejamento feito pelas equipes diretivas de cada centro, pelos departamentos e pelos núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos.

Vacinação

Conforme resoluções da Udesc e determinações estaduais, estudantes, professores e técnicos devem comprovar a vacinação contra a Covid-19, excetuando-se os casos previstos em lei.

Os acadêmicos devem inserir o comprovante no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) e os servidores, pelo Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPE). Professores podem ter acesso aos comprovantes inseridos pelos estudantes para verificação.

O uso de máscaras individuais nos campi é recomendado pela Reitoria e pelo Governo do Estado. Os estudantes devem ficar atentos à regulamentação das direções dos centros de ensino para os ambientes de cada unidade.

Retorno gradual

O retorno gradual às atividades presenciais na Udesc ganhou força em 2021, com o avanço da imunização, a redução nos números relacionados à Covid-19 e a consequente flexibilização das normas sanitárias.

Ao longo de toda a pandemia, além de manter os semestres letivos de forma remota, a universidade promoveu diversas ações de enfrentamento à crise e de apoio à sociedade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aulas presenciais serão retomadas em nove cidades
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h