Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

22/02/2022-15h08

Udesc retomará cerimônias presenciais de formatura da graduação a partir de março

 
Cerca de dois mil estudantes receberão seus diplomas neste ano - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arq.
A partir de março, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) voltará a realizar as cerimônias de outorgas de grau dos estudantes de forma presencial. As formaturas da instituição estavam ocorrendo de forma remota desde 2020 devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

Na última sexta-feira, 18, a Coordenadoria de Eventos da Udesc (Ceven) divulgou os calendários de outorgas de grau deste ano. Acesse os calendários no site.

De março a maio, ocorrerão as formaturas das turmas que concluíram a graduação no segundo semestre de 2021, além da conclusão do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Estão previstos 16 eventos presenciais, em nove cidades, e dois online.

Para as turmas que concluirão a graduação no primeiro semestre deste ano, as outorgas de grau ocorrerão entre agosto e outubro. Estão previstas 15 solenidades, também em nove cidades catarinenses. Todos os eventos seguirão os protocolos sanitários vigentes em cada município.

Dois mil formandos

Ao todo, cerca de dois mil acadêmicos, de mais de 40 cursos de graduação, de diversas áreas de conhecimento, receberão seus diplomas de conclusão neste ano pela Udesc.

As relações de prováveis formandos de cada curso podem ser obtidas nas secretarias acadêmicas dos centros de ensino em que são ofertados.

As duas formaturas que ocorrerão de maneira remota (do Centro de Educação a Distância e da Residência Multiprofissional) terão transmissão ao vivo pelo canal da Udesc no YouTube.

Cerimônias virtuais

Adotada pela Udesc em caráter excepcional e temporário durante a pandemia, a realização das outorgas de grau de forma remota teve como objetivo permitir a obtenção do diploma pelos acadêmicos que haviam concluído a graduação, mas cujas solenidades presenciais de grau foram suspensas em virtude das restrições sanitárias.

Regulamentada pela Resolução nº 015/2020, do Conselho Universitário (Consuni), a medida possibilitou que todos os envolvidos participassem das cerimônias de forma remota, a partir dos seus próprios locais de transmissão.

Essa adequação da Udesc frente às restrições de saúde pública permitiu que mais de 3,6 mil acadêmicos recebessem seus diplomas pela universidade durante a pandemia.

Sobre as colações

As colações de grau são destinadas a estudantes que concluíram regularmente seus cursos de graduação e ocorrem após o encerramento do período letivo, em datas pré-fixadas no calendário acadêmico.

As outorgas são regulamentadas pelas resoluções n° 145/2005, nº 055/2008 e nº 015/2020 do Consuni, e também seguem as orientações do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Udesc.  

As cerimônias são prestigiadas por representantes da Reitoria, incluindo o reitor, o vice-reitor e pró-reitores, e dos centros de ensino, dentre eles diretores-gerais, diretores assistentes e chefes de departamento, de conselhos de classe e organizações parceiras da universidade, além de familiares e convidados dos formandos e autoridades da comunidade externa, como senadores de Estado, senadores de SC, deputados estaduais e federais e prefeitos.

Acadêmicos impossibilitados de colar o grau na data definida pelo seu centro podem justificar e propor uma nova data. A colação de grau em gabinete pode ocorrer nos casos definidos em resolução da Udesc, devendo ser solicitadas pelos alunos, por meio de requerimento, à direção-geral do centro de ensino em que estudam.

A organização e a execução das solenidades são feitas pelos centros de ensino da Udesc e pela Ceven, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex). Os eventos remotos contaram com suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e a transmissão pelo YouTube com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom).  

Mais de 60 mil egressos

A Udesc já formou mais de 60 mil graduados ao longo de mais de cinco décadas de atuação. A lista de egressos pode ser consultada no Portal Alumni Udesc.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceven.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cerca de 2 mil estudantes receberão seus diplomas pela Udesc neste ano
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h