Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2019-17h13

Udesc terá serviço de apoio psicopedagógico para alunos e servidores em Florianópolis

Espaço foi montado no restaurante da sede do Campus I, no Bairro Itacorubi - Foto: Luiz Schmitt/Secom Udesc
A partir da próxima semana, o Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferecerá atendimento psicopedagógico para acadêmicos, docentes e técnicos da instituição que tenham interesse em buscar apoio emocional e cognitivo em Florianópolis.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3664-7969 e pelo e-mail luciana.garcia@udesc.br.

O setor da universidade fica localizado junto ao restaurante da sede do Campus I, no Bairro Itacorubi. Outros campi da Udesc também contam com serviços de apoio psicológico e pedagógico – leia mais detalhes abaixo.

A medida está prevista no projeto Acolhe Udesc, que integra o Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Estrutura

O atendimento psicopedagógico oferecido à comunidade acadêmica busca dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem, além de apoiar a promoção da saúde mental e social de servidores e alunos.

Ao todo, o Saisu conta com três profissionais: a enfermeira Valdirene Ávila, a assistente social Salete Pompermaier e a psicopedagoga Luciana Borraiz Garcia, todas servidoras da universidade. 

No local, são realizados serviços de apoio pedagógico, atendimento psicopedagógico, atividades de enfermagem e de serviço social, em um ambiente inaugurado em fevereiro, com três salas montadas de acordo com a especificidade de cada atividade.

O local também recebe atendimentos do Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc (NAE) e de apoio psicológico.

Objetivos

Segundo a coordenadora de Assuntos Estudantis da Udesc, Roberta Kloster, a estruturação do setor e dos serviços tem, como objetivo principal, zelar pelo bem-estar e pela qualidade de vida da comunidade acadêmica.

"São iniciativas realizadas com o apoio de profissionais especializados, que buscam prevenir e cuidar do desenvolvimento pessoal e social de alunos e servidores, visando a permanência e o sucesso no desempenho acadêmico", destaca.

Centros da Capital

Alunos e, em algumas unidades, servidores e até egressos da Udesc também contam com apoio psicológico e pedagógico oferecidos pelos centros de ensino, em diferentes campi e cidades.

Também em Florianópolis, no Bairro Iracorubi, o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) tem o Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape), coordenado pela técnica em educação Patrícia Godinho. 

No Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, há o programa de extensão Núcleo de Psicologia, coordenado pela professora Enira Teresinha Braghirolli Damin.  

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) tem o Espaço de Acolhimento ao Ensino e Aprendizagem (EA2), conduzido pela técnica Esther Arnold, enquanto o Centro de Educação a Distância (Cead) dispõe do Núcleo de Acessibilidade (NAC)

Outros campi

No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, o atendimento é realizado pelo Serviço de Orientação ao Estudante (SOE), coordenado por Fabiana Larsen Friedmann, por meio de convênio com outras instituições. 

O Centro de Ciências Agroveterinárias  (CAV), em Lages, conta com o Núcleo de Saúde, aos cuidados da psicóloga Estela Maris Bernardelli. O setor atende pelo telefone (49) 3289-9215.

Desde 2003, o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó e Pinhalzinho, tem o Serviço de Apoio Pedagógico a Estudantes e Servidores (Sapes)

No Vale do Itajaí, há o Núcleo de Apoio Estudantil (NAE), do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), de Balneário Camboriú; e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), de Ibirama.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), pelo e-mail cae.reitoria@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo espaço foi montado e equipado para receber alunos e servidores
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h