Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/09/2020-11h07

Webinar da Udesc Cefid sobre distúrbios respiratórios do sono ocorre nesta quinta

Fisioterapeuta Lucas Cacau fará palestra - Foto: Divulg.
Nesta quinta-feira, 17, às 19h, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, fará o webinar "Fisioterapia nos distúrbios respiratórios do sono: além do CPAP", com transmissão pelo aplicativo Microsoft Teams A participação é gratuita, com inscrições pela internet.

Voltado a docentes, técnicos, estudantes e demais interessados pelo tema, o webinar terá como palestrante convidado o fisioterapeuta Lucas de Assis Pereira Cacau, com mediação do professor Darlan Laurício Matte.  

O evento estava previsto para ocorrer em 10 de setembro, mas foi adiado devido a um problema técnico. Quem se inscreveu para a primeira data não precisa refazer o procedimento – mais de cem interessados se registraram na primeira chamada.  

O evento é promovido pelo programa de extensão Prepara - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte, com apoio de parceiros, dentre eles o Departamento de Fisioterapia e os programas de pós-graduação em Fisioterapia e em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid.

Sobre o palestrante

Lucas Cacau é fisioterapeuta formado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
 
Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto e em Fisioterapia Cardiorrespiratória, é diretor da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva - Regional Sergipe, sócio-diretor da Clínica Intervent e líder do Grupo de Estudo em Apneia do Sono (Greas).    

O CPAP – abreviação de Continuous Positive Airway Pressure, que significa pressão positiva contínua nas vias aéreas – é um aparelho compressor de ar silencioso utilizado no tratamento para apneia do sono.  

Mais informações

Esse será o quinto webinar promovido pelo Prepara neste ano. O anteriores abordaram a fisioterapia digital; a reabilitação fisioterapêutica pós-Covid-19; os desafios da Fisioterapia após pandemia; e a liderança como competência no campo da Fisioterapia.

A íntegra dos webinares anteriores podem ser acessadas no Prepara TV, canal do programa de extensão no YouTube.  

Os participantes dos eventos concluídos também podem emitir seus certificados na página da Direção de Extensão da Udesc Cefid.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail prepara.cefid@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Fisioterapeuta Lucas Cacau fará palestra
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h