Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

23/07/2020-17h52

Acadêmica da Udesc Joinville implementa ideia vencedora de hackathon em hospital

Luísa Kinas é aluna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) - Foto: Divulgação
A acadêmica Luísa Kinas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, concluiu neste mês o estágio multicompany no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, concedido como prêmio durante o Hackvision - hackaton promovido pela unidade hospitalar em setembro de 2019, numa maratona de 48 horas realizada no Ágora Tech Park. Aluna de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) e Engenheira Civil formada pela Udesc, Luísa fez parte da equipe que ficou em 1º lugar na categoria “Empatia”, com o desafio de desenvolver uma solução digital de impacto para a promoção da saúde visual. 

Durante a competição, a acadêmica pôde aprender sobre os processos de inovação em saúde e desenvolvimento web. A solução encontrada pela equipe dela incluiu as etapas de design thinking, prototipação de produto digital, testes de usabilidade e metodologias ágeis de desenvolvimento. “Foi muito engrandecedor participar dessa iniciativa como profissional porque pude acompanhar todas as etapas do desenvolvimento de um produto de software, da identificação do problema até a solução chegar nas mãos do usuário. É um ambiente que estimula a autonomia e multidisciplinaridade, com acompanhamento técnico de mentores das áreas de saúde, design, negócios e tecnologia”, contou Luísa.

Durante os seis meses de estágio, a equipe implantou o projeto de formulários com transcrição automática para os prontuários médicos e integração de Business Intelligence (BI). Os dados dos pacientes podem ser mapeados para utilização posterior em pesquisas médicas, ações de marketing ou decisões de negócios do hospital. Um formulário digital passa a ser disponibilizado em tablets nas recepções, onde o paciente preenche as informações pessoais que serão transmitidas ao médico antes mesmo da consulta. Além da melhor organização dos dados, o procedimento poupa o tempo do médico e do paciente.

Em novembro de 2020, uma nova edição do Hackvision será realizada com o apoio da Udesc Joinville, por meio do Programa de Inovação, Desenvolvimento e Empreendedorismo (Pride). Informações sobre como participar devem ser divulgadas em breve.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC