Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

16/08/2018-17h40

Acadêmica da Udesc se destaca no futebol 7 com títulos e prêmios internacionais

Luíza Jesus já tem história vitoriosa no esporte, como título de melhor goleira de fut-7 do mundo - Foto: Div.
Próxima de se formar no Bacharelado em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a estudante Luíza Jesus vem colecionando títulos e prêmios, inclusive internacionais, atuando como goleira de futebol.

Desde o ano passado, foram pelo menos quatro conquistas significativas: sagrou-se campeã mundial de clubes, pelo Figueirense/Paula Ramos, e da Copa Intercontinental, pela seleção brasileira de futebol 7 (fut-7), ambas em dezembro de 2017; e também ganhou o troféu dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), por São José, e o campeonato estadual de clubes.

Em abril deste ano, foi eleita a melhor goleira fut-7 do mundo pela Federação Internacional de Fut-7 (FIF-7), no Peru. O prêmio contempla sua atuação na temporada de 2017, quando também conquistou o vice-campeonato da Copa América pela seleção brasileira, competindo no país vizinho.

As atuações garantiram à jovem atleta, de 23 anos, a pré-convocação para a copa do mundo da modalidade, que será realizada em dezembro, em São Paulo.

Paixão antiga

Natural de São José, Luíza pratica esporte e dança desde os cinco anos e, a partir de então, passou por diversas modalidades: vôlei, atletismo, balé, natação, handebol e basquete. Mas nunca largou o futebol. "Sempre foi uma paixão", afirma. 

A partir dos oito anos, começou a disputar campeonatos regionais. Como não havia escolinhas para meninas, treinava e jogava com os meninos. Até que, aos 12 anos, entrou para um time de futsal feminino, modalidade que continua praticando.

No fut-7, Luíza começou a jogar há sete anos. A opção por atuar no gol, que lhe rendeu o título de melhor do mundo, foi tomada há apenas dois anos e meio. "Fui jogadora de linha por cinco anos. De repente, em um dia de treino, fui brincar de ir para o gol e gostei. Encontrei meu lugar dentro de campo", conta. 

Esporte na universidade

Na Udesc, além dos estudos, a acadêmica encontrou apoio para se aperfeiçoar ainda mais como atleta. "A Udesc é uma universidade diferenciada, que apoia e incentiva o esporte universitário, tratando os acadêmicos como verdadeiros profissionais de suas modalidades. Essa relação entre estudo e esporte é fundamental na vida de um atleta/acadêmico", destaca Luíza.

Aluna da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, na Capital, a goleira agradece sobretudo à coordenadora de Eventos da universidade, Josiele Alves, pelo apoio e "por sempre buscar a igualdade de gênero no meio esportivo".  

Próxima da formatura, Luíza também já recebeu propostas para atuar em São Paulo, em agosto, e fora do País, a partir do ano que vem. "Quero voos maiores. Em breve, quem sabe, vou me profissionalizar no futebol de campo", antecipa a jovem atleta.

Assista, no vídeo abaixo, a uma seleção de lances de Luíza como goleira.



Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, a acadêmica Lavínia Beyer Kaucz, sob supervisão e edição dos jornalistas Rodrigo Brüning Schmitt e Gustavo Cabral Vaz
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC