Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

14/03/2023-12h03

Alunos da Udesc podem se inscrever para nova edição do Projeto Respira até sexta

Ação é voltada a estudantes de todos os centros de ensino da universidade estadual - Arte: Divulgação
Até a próxima sexta-feira, 17, estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever para a sexta edição do Projeto Respira. Acesse o edital no site do Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu) e o formulário de inscrição.

Nesta edição, estão previstos 15 encontros semanais, entre 20 de março e 15 de junho, com duas horas de duração cada. Os grupos ocorrerão de forma online durante a semana, no período vespertino, e presencialmente, para estudantes da Udesc no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, no período matutino.

Os interessados deverão escolher dentre as diferentes opções e horários para participar no formulário da inscrição. São oferecidas cem vagas para acadêmicos de todos os centros de ensino da universidade. O resultado da seleção será divulgado em 17 de março.

Como nas edições anteriores, serão priorizados alunos que receberam atendimento e acompanhamento psicopedagógico pelo Saisu e aqueles contemplados pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe).

O Projeto Respira foi idealizado pela psicopedagoga Luciana Borraiz Garcia, que atua no Saisu, vinculado à Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE).

Espaço de atenção psicossocial

A iniciativa visa, além da permanência e da manutenção do vínculo estudantil, "construir estratégias coletivas que contribuam para o autoconhecimento e a motivação relacionados às rotinas acadêmicas dos participantes, através da troca de experiências e reflexões".

A proposta é "acolher aos acadêmicos a partir de atividades de centramento (respiração consciente e meditação) e contos selecionados para a reflexão, visando a melhora do foco e da qualidade no processo de ensino aprendizagem, além de oportunizar espaços e tempos de diálogo".

Edições anteriores

O projeto Respira já realizou cinco edições desde 2019. Desde a segunda edição, em 2020, durante a pandemia, as atividades ocorrem de forma remota.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projeto.respira@udesc.br e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ação é voltada a estudantes de todos os centros de ensino da universidade estadual
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC