Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

02/03/2020-19h48

Atendimento a travestis e transexuais na saúde é tema de livro de egresso da Udesc

Transexual Karla Muniz na Parada LGBT de Chapecó, em registro fotográfico de Marcela Debona Laskoski

Um livro elaborado por Robson Lovison, egresso do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta relatos de travestis e transexuais sobre o atendimento recebido no sistema público de saúde.

A publicação da Atena Editora, intitulada "Eu existo? Narrativas de travestis e transexuais sobre assistência em saúde", conta com as participações das professoras Tania Maria Ascari (orientadora), Denise Antunes de Azambuja Zocche e Rosana Amora Ascari, da Udesc Oeste. O livro está disponível para download.

Também colaboraram a professora Michelle Kuntz Durand, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o professor Rodrigo Otávio Moretti, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

A obra

O livro tem como base o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Lovison. De acordo com ele, a exclusão está presente nos serviços brasileiros de saúde, "o que dificulta o acesso de travestis e transexuais à rede de saúde e cria obstáculos a inserção delas na sociedade".

A obra apresenta uma reflexão sobre as estruturas de normas vigentes no sistema de saúde e propõe o aprimoramento de processos educativos e formativos para profissionais da área.

"Como profissional da saúde, compreendo que atuar em saúde é acolher e cuidar a todos, sem distinção e respeitando as singularidades. Como cidadão, é meu dever atuar em prol da aproximação entre sistema de saúde, travestis e transexuais", declara o enfermeiro.

Sobre o autor

Robson Lovison é enfermeiro graduado pela Udesc Oeste e aluno da Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail robson0910q@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC