Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

20/04/2022-17h16

Campanha Abril Verde da Udesc faz palestra sobre orientação postural no dia 26

Apresentação terá participação de fisioterapeutas - Foto: Pexels
Na próxima terça-feira, 26, às 14h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a terceira palestra online da campanha Abril Verde, voltada à conscientização sobre saúde e segurança do trabalho. Gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição, a apresentação abordará o tema "Ergonomia, conscientização e orientação postural". Acesse o link da transmissão.  

A apresentação será ministrada pela fisioterapeuta Mariana Martins, com mediação do também fisioterapeuta Juliano Tibola, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e atual coordenador de Cultura da universidade.

Iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), a palestra tem como finalidade a prevenção e a promoção da consciência corporal e da importância da boa postura, contribuindo para a prevenção de desconfortos musculares e dores cotidianas.

Benefícios da boa postura

"Uma boa postura é capaz de potencializar suas capacidades, pois economiza energia ao realizar os movimentos, além de estar menos suscetível à ocorrência de lesões, por evitar as compensações, ou seja, recrutar outros grupos musculares que não os responsáveis por determinada função por não conhecer o próprio corpo", destaca a técnica Fabíola Provensi, que atua na CDH e é engenheira de Segurança do Trabalho.

"A prevenção de lesões é decorrente deste autoconhecimento, ou seja, do conhecimento da dimensão das possibilidades e limitações que o corpo possui. O corpo, em especial a coluna vertebral e demais articulações, é muito sensível. Movimentos repetidos feitos de forma inadequada podem trazer prejuízos à saúde do servidor”, afirma Fabíola.

A técnica ressalta que a dor é um dos primeiros sinais dados pelo corpo. “Qualquer incômodo deve ser investigado de imediato. Assim, é possível reduzir os riscos de acidentes e prevenir as doenças ocupacionais, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort)”.

Sobre a campanha

Com o tema geral "Construindo uma cultura de saúde e segurança", a campanha Abril Verde da Udesc iniciou em 5 de abril, com uma apresentação sobre burnout. A segunda palestra, sobre comportamento seguro e cultura de saúde e segurança ocupacional, ocorreu nesta terça-feira, 19.

Mais informações podem ser obtidas com a CDH pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Apresentação terá participação de fisioterapeutas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC