Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

04/11/2019-17h51

Cartilha Lixo Zero da Udesc é adotada pela décima terceira maior cidade do Brasil

Material sugere atitudes simples para transformar locais em ambientes lixo zero - Arte: LabDesign
O Programa Lixo Zero da Prefeitura de Guarulhos (SP) está usando o método da Cartilha Lixo Zero da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como material de apoio na ampliação da coleta seletiva local, que pretende atingir 100% da população.

Guarulhos tem quase 1,4 milhão de habitantes, sendo o segundo maior município do estado e o 13º do Brasil, ficando atrás somente de capitais.

Lançada neste ano, a publicação da Udesc estimula a sustentabilidade nas instituições, com ações como a redução e o descarte ambientalmente correto do lixo produzido. Confira a cartilha.

O material, que apresenta o conceito do lixo zero de forma didática e simples, foi elaborado pelo Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart), com orientação da comissão do projeto Udesc Lixo Zero, ligado ao programa Udesc Sustentável.

Entre as informações, a cartilha destaca que ambientes de trabalho como escritórios são fáceis de serem transformados em lixo zero, com três medidas: a eliminação do uso de copos plásticos descartáveis; a substituição de lixeiras individuais, que misturam diferentes tipos de lixo, por residuários diferenciados para recicláveis, rejeitos e orgânicos; e a correta destinação dos mesmos.

A publicação também apresenta o conceito do Selo Lixo Zero, oferecido aos locais que conseguem reduzir significativamente a quantidade de resíduos produzidos com a adoção das medidas.


Mais informações

O Udesc Lixo Zero tem parceria com o Projeto de Compostagem Lages, do professor Germano Güttler, e com outras instituições públicas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

No mês passado, foi promovida a 3ª Semana Udesc Lixo Zero. Acesse o relatório das atividades. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site oficial.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC