Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

23/08/2021-21h06

CEG aprova ajustes nas normas sobre currículos, monitoria e bibliotecas da Udesc

Projetos aprovados beneficiam cursos de graduação da Udesc - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arquivo
A Câmara de Ensino de Graduação (CEG), do Conselho Universitário (Consuni), aprovou por unanimidade, na reunião extraordinária da última terça-feira, 17, três projetos importantes para o ensino de graduação na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Em um deles, que resultou na Resolução nº 002/2021, foram aprovadas as normas para a reforma e o ajuste curricular nos cursos de graduação. Segundo a coordenadora de Ensino de Graduação da Udesc, professora Ivete Moroso Krauzer, um dos principais destaques foi a inclusão da curricularização da extensão.

Além disso, houve alterações na estrutura para a concepção dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) e a definição de percentual de 2% a 6% para atividades curriculares complementares da carga horária do curso.

Desse modo, os cursos de graduação poderão promover reformas nos PPCs para incluir disciplinas presenciais com o uso da metodologia híbrida de ensino e aprendizagem; creditação da extensão (unidade curricular de extensão); disciplinas mistas (atividades curriculares de extensão); disciplinas na modalidade EAD; disciplinas eletivas; optativas; estágio curricular supervisionado; TCC; e atividades complementares.

"A implantação da extensão nos currículos dos cursos de graduação demonstra que, em algum momento da vida acadêmica, o discente deverá se envolver com atividades de extensão relacionadas aos componentes curriculares do curso", afirma o pró-reitor de Ensino da Udesc, professor Nério Amboni.

A CEG também aprovou ajustes no Programa de Monitoria de Graduação, nas modalidades remunerada e voluntária. Esse projeto, que agora será analisado pela Câmara de Administração e Planejamento (CAP), tem, como principal alteração, o prazo de vigência das bolsas, passando para 12 meses e podendo ser renovado anualmente até atingir o limite de 24 meses, para assegurar a paridade com as bolsas de extensão e de pesquisa.

Além disso, o acadêmico poderá acumular bolsa de estágio e valores do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe).

A Proen ressalta que esses dois projetos votados, dos currículos e da monitoria, foram amplamente discutidos e revisados previamente pela equipe da pró-reitoria, com a participação do colegiado de diretores de Ensino e dos secretários de Ensino de Graduação dos centros da Udesc.

Empréstimo domiciliar de livros

Outro projeto aprovado na terça-feira passada, que resultou na Resolução nº 003/2021 da CEG, trata do Regulamento da Biblioteca Universitária (BU). 

"O principal destaque está na ampliação do serviço de empréstimo domiciliar para aluno de extensão, estagiário e terceirizado, além do servidor ativo e inativo, aluno de graduação, aluno de pós-graduação e  instituições conveniadas à BU", diz a coordenadora do setor, Luiza da Silva Kleinubing.

As alterações foram previamente validadas em reuniões com todas as bibliotecárias das unidades setoriais da Udesc e referendadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC