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Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

07/06/2021-17h28

Comunidade acadêmica da Udesc acessa softwares por meio de laboratórios virtuais

 
Solução permite acesso a ambientes completos, sem necessidade de instalar aplicativos - Foto: Freepik
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) colocou em atividade os laboratórios virtuais, ambientes que permitem à comunidade acadêmica o uso remoto de diversos sistemas e ferramentas, como softwares licenciados, para desenvolvimento de atividades acadêmicas a partir de qualquer local.

Para implantar essa solução tecnológica, a universidade investiu R$ 2.849.500, com recursos integrais da Reitoria, para aquisição da plataforma de software, licenças, serviço de implementação e equipamentos necessários.

A iniciativa teve participação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). 

"Por meio dos laboratórios virtuais, professores, estudantes e técnicos têm acesso a ambientes completos de maneira prática, usando seus navegadores e sem a necessidade de instalação de aplicativos adicionais", explica o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Marcos Vinícius Linhares.

Os laboratórios virtuais também são integrados ao idUdesc, a identidade digital da universidade.  

Segundo Linhares, a inovação foi viabilizada com a aquisição da ferramenta VMware Horizon, que permite acesso de alta qualidade aos ambientes virtuais e, desta forma, possibilitam a execução remota dos mais variados softwares com alta performance, confiabilidade e segurança.

Agendamentos

Nesta semana, foi lançado um novo recurso vinculado aos laboratórios virtuais: o sistema de agendamento de salas, que dá mais autonomia aos usuários.

Com recursos para servidores e estudantes, a plataforma possibilita o agendamento individual ou em turmas e é integrada ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

O desenvolvimento da agenda virtual foi um trabalho conjunto e colaborativo entre técnicos da Setic e dos centros da universidade em Joinville (CCT), Ibirama (Ceavi) e São Bento do Sul (Ceplan).

Segundo o técnico Fernando Augusto Seidler, da Setic, os laboratórios virtuais da Udesc estão sendo usados inicialmente para atender à demanda dos estudantes pelo acesso remoto aos softwares e laboratórios, mas "a ferramenta também pode ser futuramente aplicada para atender necessidades do teletrabalho".

Ferramentas

Seidler conta que, até o momento, foram criados sete laboratórios e outros dois estão em fase de implantação. "Nossa expectativa é que esse número seja bem maior", afirma.

Entre os softwares que estão sendo utilizados de forma remota, ele cita o AutoDesk Inventor, por acadêmicos de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna; as ferramentas de desenvolvimento de sistemas por estudantes de Ciência da Computação da Udesc Joinville; o AutoDesk AutoCAD, por alunos da Udesc Joinville e também pelo curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages; e o SolidWorks, por acadêmicos de Design Industrial da Udesc Ceart.

Desenvolvimento de jogos

Na Udesc Alto Vale, o recurso é usado por alunos da sétima fase do curso de Engenharia de Software, na disciplina Desenvolvimento de Jogos, para atividades com a ferramenta Unreal Engine 4 (UE4).

Segundo o professor Adilson Vahldick, a UE4 é uma ferramenta gratuita de autoria de jogos utilizada por grandes empresas pela qualidade gráfica dos jogos produzidos, mas que exige equipamentos e placas gráficas de maior desempenho para ser utilizada.

"Com essa solução fornecida pela Udesc, os alunos não precisarão investir na melhoria dos equipamentos pessoais para poder acompanhar as aulas e desenvolver os trabalhos na disciplina", afirma o docente. Antes da pandemia, os alunos que necessitavam de computadores com mais recursos podiam usar os laboratórios físicos do centro de ensino.

Vahldick também destaca os potenciais ganhos com o sistema de agendamento, que deve facilitar o acesso dos estudantes aos recursos para estudar: "O perfil dos alunos do nosso curso são de pessoas que trabalham durante o dia e estudam à noite, portanto a disponibilidade do laboratório virtual nos finais de semana é essencial."

Acesso gratuito

Na Udesc Lages, os laboratórios virtuais serão utilizados, entre outras aplicações, para aulas práticas de Expressão Gráfica, que utilizam softwares de desenho como o AutoCAD.

Para o professor Rodrigo Terezo, as vantagens do novo sistema incluem o acesso gratuito aos softwares de uso acadêmico, sem a necessidade de utilizarem um computador de grande desempenho.

"Durante a pandemia, essa é uma excelente solução para dar continuidade às atividades que necessitam de softwares. A longo prazo, o uso do sistema diminui a necessidade de novos laboratórios de informática, otimizando o espaço físico", afirma.

Ele também acredita que o sistema de agendamento servirá para evitar a sobrecarga de usuários e para gerenciar o número de acessos permitido por licenças adquiridas para cada software, que podem ser limitadas.

Padronização

Na Udesc Joinville, os laboratórios virtuais servem como infraestrutura de apoio no curso de Bacharelado em Ciência da Computação, nas disciplinas de Sistemas Distribuídos e de Programação Paralela.

O professor Mauricio Pillon explica que o principal objetivo de centralizar a plataforma utilizada nos laboratórios virtuais é padronizar as versões de ferramentas e de bibliotecas.

"O oferecimento ao aluno de um ambiente configurado corretamente e padronizado evita a perda de tempo, por parte do estudante, com configurações locais ou erros ocasionados por incompatibilidade de versões", explica o docente.

Pillon relata que, nas duas disciplinas, o plano de trabalho envolve o desenvolvimento de protótipos para prova de conceito e experimentação de algoritmos, trabalhos que exigem sistemas operacionais, ferramentas e bibliotecas específicas.

"Em alguns casos, a instalação dessas ferramentas e bibliotecas não são triviais e consomem recursos computacionais que podem não estar à disposição dos alunos em suas residências", afirma.

Integração

Além da uniformização do ambiente, outro benefício citado pelo professor com os laboratórios virtuais são a metodologia pedagógica de correção e retorno dos resultados das atividades.

"No caso de alunos com conexão de internet satisfatória, o laboratório virtual substituiu sem perda de qualidade os laboratórios físicos. Mesmo em um ensino totalmente presencial, pretendo continuar usando a plataforma do laboratório virtual", completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada às 17h30 de 8 de junho de 2021.
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