Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

21/03/2023-18h25

Comunidade acadêmica da Udesc já pode baixar o app personalizado do Moodle

Novo app Udesc.Edu facilita interação entre a comunidade acadêmica - Arte: Igor Pinheiro
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou um aplicativo personalizado da plataforma Moodle para dispositivos móveis (como smartphones e tablets): o Udesc.Edu.

Com uma série de recursos que facilitam a interação entre estudantes e docentes (veja lista abaixo), o app já está disponível em versões para os sistemas Android e iOS.

Inicialmente desenvolvida por uma empresa contratada, a ferramenta foi customizada para a Udesc por servidores da própria universidade.

A iniciativa mobilizou uma equipe do Centro de Educação a Distância (Cead) e contou com participação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Secretaria de Comunicação (Secom).

Novos recursos

"A plataforma foi desenvolvida para que o gerenciamento das atividades dos cursos presenciais e a distância da Udesc aconteça da maneira mais orgânica possível, diminuindo ruídos de comunicação e facilitando as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na universidade", afirma a pró-reitora de Ensino, Gabriela Mager, que liderou o projeto.

"O app é uma demanda bastante aguardada por estudantes e professores e mais uma ferramenta desenvolvida pela equipe de tecnologia da universidade para tornar a experiência de aprendizagem mais completa possível, indiferentemente de onde a pessoa estiver", destaca a professora.

Dentre os principais recursos, o aplicativo permite ao usuário:

  • Acessar offline o conteúdo das disciplinas;
  • Trocar mensagens instantâneas com colegas;
  • Receber notificações direto no seu smartphone;
  • Consultar os materiais das suas comunidades;
  • Participar dos fóruns de discussão;
  • Entregar tarefas;
  • Conferir eventos e atividades no calendário.

"O acesso offline a todo o conteúdo disponibilizado no Moodle é especialmente útil quando o usuário está em deslocamento ou com rede instável", ressalta a equipe responsável.

Eles destacam ainda os recursos de notificações push para acompanhamento e administração de usuários, disciplinas e cursos, a sincronização entre o sistema móvel e desktop e o login automático via QR code e Site Finder.

Equipe

Pela Udesc Cead, participaram da customização do aplicativo o técnico Luiz Fabiano da Silva e os professores Tiago Luiz Schmitz e Igor Reszka Pinheiro, do Departamento de Educação Científica e Tecnológica.

Luiz Fabiano e Tiago Schmitz cuidaram da parte técnica do projeto. Pinheiro, que integra o Laboratório Multidisciplinar de Desenho e Produção de Material Didático para a EAD (Multilab), da Udesc Cead, criou o logotipo do Udesc.Edu.

Pela Proen, também participou da iniciativa a coordenadora de Ensino de Graduação, Ivete Maroso Krauzer.

Sobre o Moodle

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) adotado inicialmente pela Udesc Cead e expandido em 2017 para toda a universidade (com exceção da Udesc Joinville). Todas as disciplinas/salas de aula que constam no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) são criadas na plataforma.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo app Udesc.Edu facilita interação entre a comunidade acadêmica
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC