Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

15/05/2019-19h43

Comunidade acadêmica da Udesc realiza manifestações contra cortes na educação

Houve protestos em Chapecó, Florianópolis, Joinville, Lages (foto) e Laguna - Foto: Dionathan Sousa/Ascom
Realizado nesta quarta-feira, 15, o dia nacional de protestos contra cortes de recursos federais e estaduais para a educação contou com a participação de alunos, professores e técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), liderados por movimentos estudantis e entidades de classe, em diversas cidades, como Chapecó, Florianópolis, Joinville, Lages e Laguna.

A Udesc ratifica sua posição contrária ao projeto de lei enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para reduzir em 10% o repasse de recursos via duodécimo à universidade, o que tiraria mais de R$ 40 milhões das contas da universidade.

Da mesma forma, a Udesc se manifesta contra o corte de verbas em instituições de ensino superior federais, que afetará sobretudo a pesquisa e os serviços prestados por essas instituições.

Em 23 de maio, às 14h, será realizada uma audiência pública na Alesc sobre o tema "Leis Orçamentárias LDO e LOA e os recursos financeiros para a Universidade do Estado de Santa Catarina", que terá professores, técnicos e alunos da Udesc.

Manifestações

O protesto em Florianópolis começou a ser organizado de manhã. À tarde, os participantes saíram da sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, para encontrar integrantes da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) no caminho para o Centro, onde se reuniram também com membros do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) para as manifestações. Também houve mobilização no Bairro Coqueiros, com debate e passeata.

Em Joinville, o dia nacional de protestos coincidiu com a realização do evento Udesc de Portas Abertas. Com faixas pretas nos braços, acadêmicos e servidores recepcionaram cerca de 900 alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares da região e destacaram a importância das ações e dos projetos da universidade para o desenvolvimento do Estado e do País.

A mobilização em Lages teve panfletagem e debate pela manhã e caminhada da sede da Udesc no município, no Bairro Conta Dinheiro, até o Centro, onde a comunidade acadêmica se uniu a outras entidades e instituições de ensino para um ato em defesa da educação.

Estudantes e servidores da universidade também fizeram atividades e passeatas em Laguna e Chapecó. Confira as fotos na galeria abaixo.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 111
  • Imagem 112
  • Imagem 113
  • Imagem 114
  • Imagem 115
  • Imagem 116
  • Imagem 117
  • Imagem 118
  • Imagem 119
  • Imagem 120
  • Imagem 121
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC