Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

07/08/2018-18h46

Conselho de Entidades de Base da Udesc pretende reativar diretório central estudantil

 
Evento do CEB teve abertura na sexta, no Plenarinho da Reitoria, e foi até domingo - Fotos: Secom Udesc
Os diretórios e centros acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveram um encontro do Conselho de Entidades de Base (CEB) entre sexta-feira, 3, e domingo, 5, em Florianópolis, para debater assuntos de interesse dos alunos, como a reativação do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Por unanimidade, acadêmicos da Udesc de todo o Estado aprovaram a proposta de reabertura do DCE e pré-definiram as bases do estatuto da entidade. Qualquer estudante esteve apto a participar das discussões, com os diretórios e centros acadêmicos tendo direito de voto.

Os participantes voltarão a se reunir no feriado de 7 de setembro, também em Florianópolis, para estabelecer os próximos pontos, como a realização do Congresso dos Estudantes da Udesc, que oficializará a recriação do diretório central de forma legítima.

"A existência de uma entidade aglutinadora como o DCE é essencial para que possamos avançar em antigas reivindicações, principalmente aquelas relativas à permanência estudantil", afirmam os responsáveis pelo encontro do CEB.

A programação do evento também teve debates sobre conjuntura do movimento estudantil e política estudantil, além da assembleia geral e de momentos de integração. A organização contou com nove entidades:

  1. Centro Acadêmico Augusto Boal (Caab), do curso de Teatro;
  2. Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij), do curso de Administração Pública de Florianópolis;
  3. Centro Acadêmico de Artes Visuais (Caav);
  4. Centro Acadêmico de Design (Cadu);
  5. Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf);
  6. Centro Acadêmico de Moda (Camo);
  7. Centro Acadêmico Livre de Geografia (Calge);
  8. Diretório Acadêmico da Esag (Daag), do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag);
  9. Diretório Acadêmico Oito de Maio (Daom), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Outras entidades estiveram presentes. Do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), vieram todos os centros acadêmicos: Chico Mendes (Caef), de Engenharia Florestal; Cinco de Junho (Caamb), de Engenharia Ambiental e Sanitária; Fritz Plaumann (Caagro), de Agronomia; e Nove de Setembro (Cevet), de Medicina Veterinária.

Além do Caenf, o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) foi representado pelos centros acadêmicos de Zootecnia - Cristian Pies Giombelli (Cazoo) e de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química (Caeng), enquanto o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) marcou presença com o Diretório Acadêmico Vinte e Três de Setembro (Davis).

Abertura

A abertura do encontro ocorreu no Plenarinho da Reitoria. A mesa foi composta pelos seguintes professores, técnicos e estudantes:

  • Pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, professor Fábio Napoleão, que representou o reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi;
  • Diretor de Administração do Centro de Artes (Ceart), técnico Gustavo Pinto de Araújo, que representou a diretora-geral da unidade, professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva;
  • Presidente da Associação dos Professores da Udesc (Aprudesc), professora Mariléia Maria da Silva;
  • Coordenadora de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Técnicos da Udesc (Sintudesc), técnica Doroti Maria Miranda Ragassi, que representou o coordenador-geral da entidade, Danilo Ledra;
  • Presidente do Centro Acadêmico de Moda (Camo), Felipe Fonseca, que representou a comissão organizadora do evento.

Também estiveram presentes o coordenador de Extensão da Udesc, Daniel Kalil, a diretora-geral da Udesc Faed, Julice Dias, e a diretora de Extensão da Udesc Faed, Rosa Martins.

O pró-reitor Fábio Napoleão elogiou os estudantes pelo evento e pela mobilização: "Vocês têm o mérito de criar o ambiente necessário para as discussões".

O docente abordou a crise nacional das universidades e a dificuldade de se obter recursos federais para bolsas e projetos de permanência destinados aos acadêmicos, além de dizer que a Reitoria dará condições para a reativação do DCE e está estudando a criação de uma secretaria de Assuntos Estudantis. 

O diretor Gustavo Araújo destacou a importância do movimento estudantil para a Udesc, enquanto a professora Mariléia Silva declarou que esse movimento precisa ser independente e a favor da universidade pública. A coordenadora Doroti Ragassi também apoiou a mobilização: "A luta de vocês é muitas vezes a dos técnicos".

Na sua fala, o acadêmico Felipe Fonseca enfatizou a participação de alunos de vários centros da Udesc no encontro do CEB. "É importante manter essa rede que está se formando", comentou. 

Fonseca defendeu pautas como a desburocratização de editais de permanência estudantil e a realização de ações contra assédios e a favor das minorias, além de campanhas pelo "ensino superior público, de qualidade e acesso universal".

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página do CEB no Facebook e com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), pelo e-mail cae.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7930.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail da Udesc, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC