Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

21/03/2022-16h36

Curso da Udesc Alto Vale sobre pedagogias da sustentabilidade aceita inscrições até sexta

Atividades semanais ocorrerão entre março e dezembro - Foto: Freepik
Até 25 de março, o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, receberá inscrições para o curso online gratuito Pedagogias da Sustentabilidade Humana. Com carga horária semanal de 3 horas, o curso terá atividades entre 28 de março e 10 de dezembro, pela plataforma Moodle. Acesse o formlário de inscrição.

Com aulas ministradas pela professora Gabriele Vanessa Tschöke, o curso visa a habilitação na construção local da cultura da sustentabilidade humana.

De acordo com os organizadores, as aulas fornecerão "um arcabouço robusto de pedagogias sensíveis e solidárias que contribuam com uma formação humana e profissional aberta ao diálogo de saberes, ajudando na adoção e aplicação das melhores práticas sustentáveis na construção". 

Formato

O curso foi idealizado pelo professor Daniel José Silva, autor do livro de título homônimo. A sétima edição da obra conta com a participação das professoras Gabriele Vanessa Tschöke, Juliara Hoffmann e Eduardo Moure.

O curso oferece três ciclos de aprendizagem. O primeiro módulo reúne as pedagogias do viver, do complexo e do transdisciplinar. De acordo com Silva, a ideia é contribuir para a formação epistêmica do participante, incentivando-o a entrar em contato consigo mesmo, com a humanidade e com a natureza.


No segundo módulo, serão abordadas as pedagogias do colapso, da sustentabilidade e do encantamento. Esse módulo visa detectar trajetórias que levam ao colapso, identificar estratégias sustentáveis e estimular formas de gerar conhecimento e posturas sustentáveis.

Já o terceiro módulo reúne as pedagogias do cuidado, dos bens comuns e da governança para estimular a criação de espaços permanentes de governança, com a formulação de estratégias sociais e a implementação de políticas, programas e projetos de valorização e uso sustentável dos bens comuns.

Sobre o autores

Daniel José Silva é professor aposentado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Atuou nas linhas de pesquisas de Engenharia Sanitária e Ambiental, incluindo teorias gerais da sustentabilidade, tais como: autopoiésis, complexidade, transdisciplinaridade, colapso, cuidado, bens comuns e governança.

Gabriele Vanessa Tschöke  é engenheira ambiental formada pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Atua nas áreas de gestão de recursos hídricos e educação ambiental. Coordena o programa de extensão Escola dos Bens Comuns, além de integrar grupos de estudos das pedagogias para a sustentabilidade do humano no planeta.

Juliana Belina Hoffmann é graduada, mestre e doutora em Odontologia pela Ufsc, com foco na Saúde Coletiva. Membro do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva e da Sociedade Brasileira de Bioética, também é uma das fundadoras da Conferência Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas.

Eduardo Moure é engenheiro sanitarista formado pela Ufsc, coordenador de projetos e educador Ambiental do Instituto Çarakura, presidente da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comdema Florianópolis e conselheiro consultivo do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da Ufsc, dentre outras atividades.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gabriele.tschoke@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividades semanais ocorrerão entre março e dezembro
  • Imagem 46
  • Imagem 47
  • Imagem 48
  • Imagem 49
  • Imagem 50
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC