Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

22/07/2021-16h07

Curso da Udesc sobre Covid-19 abre nova turma online para servidores e estudantes

Curso EAD e autoinstrucional da universidade terá atividades entre agosto e setembro - Foto: Pexels
Servidores e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever para a sexta turma do curso "Coronavírus (Covid-19): o que devo saber e fazer?", promovido pela instituição. Acesse o formulário.

Os participantes poderão se inscrever e acessar o sistema utilizando o login e a senha do seu e-mail institucional: cpf@udesc.br (servidor) ou cpf@edu.udesc.br (estudante). 

O curso ocorrerá na modalidade a distância e de forma autoinstrucional (cada um organiza seu horário de estudo), pela plataforma Moodle, e será realizado entre 5 de agosto e 15 de setembro, nos seguintes períodos:

  • Nível 1: 5 a 20 de agosto
  • Nível 2: 21 a 31 de agosto
  • Nível 3: 1º a 15 de setembro 

Segundo a professora Kátia Adamy, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), a atividade visa qualificar os participantes da universidade sobre a Covid-19 em âmbito institucional e em cenários externos.

O curso também tem como o objetivo estimular o autocuidado e o cuidado com o outro por meio da adoção de etiqueta de convivência para segurança da comunidade acadêmica e controle da disseminação do vírus; habilitar a comunidade acadêmica para ser multiplicadora de novos hábitos de cuidados e convivência; e capacitar docentes e estudantes para o desenvolvimento de estágio na vigência de ameaça iminente de contaminação pelo coronavírus.

Conteúdo

Os três níveis do curso têm os seguintes públicos-alvo e conteúdos:

  • Níveis 1 e 2, com 20 horas - comum a docentes, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação
  • Nível 3, com 15 horas - específico para a comunidade acadêmica vinculada aos cursos de graduação e pós-graduação dos departamentos de Fisioterapia (Udesc Cefid) e Enfermagem (Udesc Oeste)

No nível 1, serão apresentados os seguintes tópicos: contextualização da Covid-19 no mundo; características da doença e manifestações clínicas; grupos de risco/vulneráveis à infecção; e prevenção, controle e cuidados.

Já o conteúdo do nível 2 abordará: salas de aula, espaços de trabalho individual e coletivos na Udesc; laboratórios e clínicas; e monitoramento de docentes, discentes e técnicos sintomáticos para Covid-19.

O nível 3 tratará de: fluxograma de atendimento na vigência da Covid-19 nos serviços de saúde; equipamentos de proteção individual; e situações específicas na vigência da doença na população. 

Para estudantes, o curso poderá ser validado como atividade complementar. 

Turmas anteriores

Na forma autoinstrucional, o curso não tem aulas em tempo real nem hora marcada: o cursista escolhe o melhor momento para estudar, ler os textos, assistir aos vídeos, acessar links recomendados, responder ao quiz e participar do chat ou das demais atividades propostas.

Esta será a sexta turma do curso voltada à comunidade acadêmica. Uma edição também contemplou terceirizados da instituição.

A iniciativa faz parte do subgrupo de trabalho de cursos da área da Saúde, ligado ao grupo de trabalho (GT) que estuda ações para a realização de atividades acadêmicas durante a pandemia.   

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail curso.covid19@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso EAD e autoinstrucional terá atividades em agosto e setembro
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC