Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

12/09/2018-14h40

Docentes da Udesc participam de fórum internacional sobre gestão do risco de desastres

Professores Eyerkaufer (Ceavi), Sandra (CEO) e Raquel (CAV) proferiram palestras no Peru - Fotos: Divulgação
Três professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), membros do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da instituição, participaram do 3º Fórum Internacional Interuniversitário, com o tema "Gestão Integral do Risco de Desastres e Adaptação às Alterações Climáticas", realizado em 6 e 7 de setembro, em Trujillo, no Peru.

Estiveram presentes, como painelistas, os docentes Marino Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi); Raquel Valerio de Souza, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), e Sandra Marin, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

O fórum promoveu o debate sobre as quatro funções das instituições de ensino superior na redução de riscos e desastres: "Gestão institucional", "Formação acadêmica", "Investigação" e "Responsabilidade social".

Painéis

Nos painéis, o professor Eyerkaufer abordou a função "Investigação", com uma palestra sobre o tema "Desafios e oportunidades para a investigação em Redução de Riscos e Desastres (RRD) na Universidade".

As professoras Raquel e Sandra participaram dos painéis sobre a função "Responsabilidade social". Raquel ministrou palestra sobre a responsabilidade social da universidade na redução de riscos e desastres, e Sandra abordou a participação da instituição de ensino superior na redução de riscos e desastres.

O evento foi encerrado com a elaboração de uma carta de intenções de órgãos e universidades da América Latina sobre o tema.

Elaboração de política

Para o professor Eyerkaufer, a participação da Udesc no evento "ratificou a importância da universidade discutir suas políticas de Gestão de Riscos e Desastres nas quatro dimensões abordadas nos debates".

"Voltamos entusiasmados para reforçar ainda mais as ações do Ceped diante dos desafios em RRD. Em breve, com o fechamento do plano estratégico do grupo para o período 2018 a 2022, as discussões relacionadas ao tema do evento serão retomadas pelo colegiado", afirmou. 

Para novembro, o Ceped planeja a realização de um evento, com participação de representantes de todos os centros da universidade, para debater a elaboração de uma política de GRD para a instituição. O encontro terá apoio da Agência de Assistência a Desastres dos Estados Unidos para América Latina e Caribe (Usaid/Ofda), com a qual a Udesc mantém convênio técnico-científico desde 2012.

O Ceped também estuda a realização de um evento estadual, em 2019, para discutir o papel da GRD na universidade.

Sobre o Ceped

Criado em abril de 2009 e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Ceped executa a política de gestão de riscos para emergências e desastres da universidade.

Suas finalidades são: promover o processo de formação integral dos estudantes e a segurança interna da comunidade universitária; e estimular as ações comunitárias que visam o fortalecimento da resiliência, buscando o desenvolvimento sustentável relacionado com a prevenção de desastres.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.br.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professores Marino, Sandra e Raquel proferiram palestras no evento
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC