Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

25/07/2019-16h56

Documento sobre diretrizes da graduação da Udesc define ações para universidade

Documento construído coletivamente traz nove diretrizes para orientar graduação - Foto: Jonas Pôrto
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou o documento final sobre as diretrizes da graduação da instituição. Acesse o documento.

Construído coletivamente, com participação da comunidade acadêmica e contribuição de consultores especialistas, o documento lista objetivos e ações para cada uma das nove diretrizes definidas para orientar o ensino da graduação na instituição (veja lista abaixo).

Além de servir como referência e ferramenta de apoio na reflexão dos caminhos da graduação da Udesc e na construção de projetos pedagógicos, o documento será encaminhado para compor o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade, que será revisado por comissão específica a partir de agosto deste ano. 

Conheça as nove diretrizes da graduação da Udesc:

  • Incentivo a inovações curriculares
  • Formação pedagógica aos professores da Udesc
  • Institucionalizar a EAD na Udesc
  • Elevação do número de matrícula e do índice de permanência
  • Estabelecimento de critérios de qualidade orientados para a excelência dos cursos de graduação
  • Fomento  e incentivo à graduação
  • Adoção de créditos curriculares em extensão
  • Incentivo à internacionalização
  • Relação da graduação com a pesquisa e a pós-graduação


Trabalho coletivo

Liderado pela Proen, o trabalho em torno do tema mobilizou diretores (gerais, de Ensino de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação) e chefes de departamento dos centros e servidores da Administração Central, desde o início do ano.

Nos diferentes campi da Udesc, os debates foram organizados pelas direções das unidades e buscaram mobilizar também professores dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos, servidores, estudantes e egressos. Ao longo do trabalho, as contribuições dos centros foram levadas pelos diretores de Ensino de Graduação às reuniões colegiadas que ocorrem mensalmente junto à Proen.

Encontros de gestores

As atividades incluíram três encontros de gestores em Florianópolis, promovidos em parceria entre a Proen e as pró-reitorias de Administração (Proad), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).

A primeira reunião de trabalho com o grande grupo, em abril, teve dinâmicas para ampliar o debate sobre o tema e apresentações das contribuições de cada diretriz ao final.

O segundo encontro, em maio, trouxe contribuições de três consultores externos, que atuam como pró-reitores de Graduação em outras instituições de ensino superior públicas: Andrea Araújo (Uema), Alexandre Marino (Ufsc) e Elenita Manchope (Unioeste).

E o terceiro e conclusivo evento, em junho, teve a apresentação e debate final do documento.

Mais informações

A elaboração das diretrizes de graduação faz parte do projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020. Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Documento construído coletivamente traz nove  diretrizes para orientar graduação
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC