Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

08/09/2020-18h20

Edição nº 30 do Seminário de Iniciação Científica da Udesc será totalmente online

Vídeos gravados por estudantes da universidade serão publicados no YouTube após aprovação - Foto: Pexels
Neste ano, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a 30ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) de forma totalmente online, em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) publicou uma série de orientações aos participantes do seminário, que ocorre anualmente nos 12 centros de ensino da universidade, conforme programação definida pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

Pelas orientações, os estudantes participarão por meio da elaboração e entrega de um resumo expandido e de um vídeo. Após as avaliações, os conteúdos dos resumos serão publicados no site da PROPPG e os vídeos serão divulgados no canal do YouTube pelos centros, após o consentimento de cada autor, em novembro.  

Resumos de iniciação científica  

O seminário divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

No evento, são apresentados resumos de iniciação científica abrangendo todas as grandes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias.

Compromisso

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao CNPq e os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados e destacados.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)

Os resumos das apresentações são registrados nos anais de cada edição do evento e publicados no site da PROPPG. Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vídeos gravados por estudantes serão publicados no YouTube após aprovação
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC