Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

29/03/2022-14h43

Edital que homenageia Museu da Udesc recebe projetos culturais até segunda

Programa com cinco meses de mentoria oferece dez vagas de modo totalmente gratuito - Foto: Divulgação
Até a próxima segunda-feira, 4, estarão abertas as inscrições para o edital do laboratório de ideias CocreationLab, que selecionará dez projetos de empreendimentos criativos nas áreas de educação, artes e cultura. A chamada marca o centenário do prédio do Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que se completa neste ano. Acesse o edital.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site. Conforme o edital, estudantes da Udesc terão pontuação extra no processo de seleção. O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking e usa uma metodologia própria: a TXM Business.

O edital é voltado à exaltação da cultura e, por esse motivo, selecionará projetos voltados para a área cultural com foco na cidade ou no Estado. Qualquer pessoa que queira empreender pode participar.

O programa não tem custo para os participantes e será desenvolvido tanto presencialmente quanto de forma virtual, com a maioria das atividades online.

Economia criativa

A coordenadora do Mesc, Beatriz Goudard, destaca a importância do museu ser sede de uma pré-incubadora como o Cocreation Lab. "Há um movimento de economia criativa ligado aos museus em todo o mundo. Hoje, os museus precisam se adequar à nova realidade, envolver em seu convívio ideias novas e tecnologias, sem descaracterizar sua missão, contemplando um público diversificado. Ao longo do tempo, constatamos como o Cocreation conseguiu colaborar com o Mesc nesse sentido", afirma.

Segundo Beatriz, os bons resultados alcançados nos editais anteriores do lab também reforçam a iniciativa. "Lançamos esse novo edital com a certeza de que estarmos valorizando a cultura escolar, o patrimônio de um bem tombado e, além de tudo, dando vida à um espaço significativo e simbólico do centro da capital catarinense, onde a Udesc tem investido continuamente para a preservação de tudo o que foi feito pelos nossos educadores e gestores ao longo dos seus cem anos".  

Histórico

A gerente de Operações do Cocreation, Karyane Pacheco, ressalta que o Mesc faz parte da história do laboratório. "O museu é a nossa casa, onde instalamos nossa primeira unidade. Hoje, contamos com polos espalhados por toda Santa Catarina e até em outros estados, como no Distrito Federal. Mas o sonho começou no Mesc, e achamos o lugar mágico", ressalta.

O coordenador-geral e fundador do Cocreation, professor Luiz Salomão Ribas Gomez, comemora o novo projeto. "Esperamos bons projetos culturais e na área de economia criativa em geral, que se transformem em negócios e ajudem a movimentar a economia catarinense", comenta.

O Mesc reabriu para visitação em 4 de abril, após dois anos fechado ao público devido à pandemia de Covid-19. A entrada é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Mesc e do CocreationLab.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa com cinco meses de mentoria tem 10 vagas e é totalmente gratuito
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC