Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

06/09/2018-11h21

Encontro debate política de formação continuada de docentes na Udesc

Próximo evento será em 30 de outubro - Foto: Divulg.
A elaboração de uma política de formação continuada para docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi tema de um encontro na última terça-feira, 4, realizado no Centro de Educação a Distância (Cead), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Com atividades em dois períodos, o evento teve participação de um convidado externo, o professor Sérgio Antonio da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista no assunto.

Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o encontro reuniu diretores de Ensino de Graduação, chefes de departamento e professores membros dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos e contou com debates e formulação de propostas para construção da política de formação continuada da universidade.

Reflexão e propostas

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, o evento promoveu ampla reflexão sobre a importância dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC), inclusive da sua gestão contínua, e dos NDEs, que têm a função de "pensar pedagogicamente" os cursos, além de proporcionar debates sobre temas como pedagogia universitária, processo de ensino e aprendizagem e projetos curriculares diferenciados.

"Foi consenso entre os participantes que esses pontos discutidos permeiam elementos a serem constituídos na construção da política de formação continuada de docentes da Udesc", afirma a pró-reitora. Outro ponto destacado foi a necessidade de a universidade "ter um olhar específico para acolhimento de novos docentes".

Próximo evento

Esse foi o terceiro encontro de formação continuada promovido pela Udesc neste ano. O quarto e último evento, em 30 de outubro, terá a apresentação de uma proposta de política de formação continuada, construída coletivamente nos encontros anteriores, além do lançamento do Livro de Ensino da Udesc.

Os eventos deste ano dão prosseguimento às quatro edições da Semana de Educação Continuada realizadas pela universidade até o ano passado e seguem planejamento definido junto ao Comitê Institucional de Educação Continuada e ao Colegiado de Diretores de Ensino de Graduação.

As iniciativas fazem parte do projeto Interatividade no Ensino-Aprendizagem, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes,

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.  

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Próximo evento será realizado em 30 de outubro
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC