Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

23/10/2020-14h47

Equipe da Udesc Oeste atua na capacitação de profissionais de Enfermagem em Chapecó

Ação qualifica participantes para atender urgências e emergências na rede de saúde - Foto: Jonas Pôrto
Enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde de Chapecó participam desde setembro de uma série de capacitações online promovidas pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A iniciativa é do programa de extensão "Capacitação em urgência e emergência nas redes de atenção em saúde", coordenado pelas professoras Sandra Mara Marim e Olvani Martins da Silva, do curso de Enfermagem da Udesc Oeste, em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó, representada pelas enfermeiras Saionara Vitória Barimacker e Ligia Schacht.

A proposta do programa é qualificar diretamente 500 profissionais da saúde no atendimento às urgências e emergências na Rede de Atenção à Saúde, por meio de ações de educação permanente em plataformas digitais, como vídeos e materiais didáticos, além da simulação realística em cenário da prática, que ocorrerá após o retorno às atividades presenciais.

Combate à pandemia

Até o momento, foram realizados 36 encontros via Google Meet, com temáticas voltadas ao atendimento de agravos relacionados à pandemia de Covid-19, dentre elas o atendimento a pacientes com insuficiência respiratória aguda e parada cardiorrespiratória.

Também foram discutidos temas como convulsão, crise hipertensiva e manuseio de equipamentos nos serviços de urgência e emergência.

Aulas online e vídeos

Os encontros incluem aulas online e vídeos produzidos no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da Udesc Oeste, que é vinculado ao curso de Enfermagem. A produção dos vídeos contou com auxílio de acadêmicos Jaqueline Imlau e Nauri Fernando Desordi, que integram o programa de extensão, e respeitou as normas de segurança vigentes na pandemia.

Também foram produzidos vídeos realísticos com demonstração do manuseio dos equipamentos, elaborados por profissionais da Secretaria de Saúde de Chapecó, nos seus ambientes de trabalho.

Segundo as professoras responsáveis, após as atividades iniciais, as ações seguem "um fluxo contínuo de acordo com as demandas do serviço".

Atenção à Saúde

A Rede de Atenção à Saúde de Chapecó possui 26 centros de Saúde da Família (CSF), além de serviços especializados, urgência e emergência e serviços de apoio, que incluemi dois ambulatórios de campanha.

Segundo as professoras, a rede recebe diariamente "um número expressivo de usuários com uma diversidade de situações que exige domínio técnico e científico dos profissionais".

"É imperativo desenvolver a aprendizagem contínua de profissionais que atuam na Atenção Básica em Saúde, com foco no fortalecimento da prática profissional no atendimento às urgência e emergências", ressaltam Sandra e Olvani.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ação qualifica participantes no atendimento às urgências e emergências na Rede de Atenção à Saúde
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC