Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

27/02/2023-17h46

Estudantes criam clube de Ciência de Dados aberto a todos os alunos da Udesc

Alunos de qualquer curso da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) agora podem contar com uma ajuda dos colegas para aprender sobre programação, em seu próprio tempo e de forma remota. Um grupo de estudantes dos cursos de graduação em Administração e Economia do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis, acaba de lançar o UData – Clube de Ciência de Dados.

O clube começa com uma parceria com a Data Camp, plataforma de educação na área, o que permitirá aos participantes fazer cursos seguindo suas próprias trilhas e interesses (self learning). Os participantes também poderão disputar competições na área, como a do Kaggle.

Ao participar do projeto, os alunos podem aprofundar estudos e complementar a sua a formação na graduação. A meta é permitir aos estudantes desenvolver habilidades de programação e até mesmo ajudá-los a se tornar profissionais de Ciência de Dados.

Como participar

De acordo com Lucius Alves, um dos idealizadores do UData, não é preciso ter qualquer experiência ou mesmo saber programar para participar do clube. “Mas, além de noções de inglês, é importante saber lidar com planilhas no Microsoft Excel”, explica o estudante de Administração. “Ter algum conhecimento básico de estatística também ajuda”.

Para fazer parte do UData, o interessado precisa participar de um processo seletivo aberto a cada início de semestre letivo. Antes de tudo, o candidato deve acessar o site do Udata e preencher um formulário on-line. As inscrições estão abertas até 3 de abril.

A seleção será feita em três etapas. Cada candidato receberá um case, (resolução de um problema, não necessariamente de programação, que terá um prazo de seis dias para apresentar). Depois disso haverá uma entrevista e os aprovados ainda precisarão passar por um período de trainee, antes de serem efetivados como membros do clube. 

Acesse a página do UData para se inscrever:
udesc.br/esag/ensino/udata

O clube

A ideia de criar um clube de programação na Udesc Esag surgiu inicialmente como um projeto dentro do Centro Acadêmico de Economia (Cade), que acabou convergindo com uma ideia de Lucius, aluno de Administração. Outros quatro estudantes de Economia (Ana Carla da Silva, Bruno Schaden, Caio Salles e Pedro Perruolo) se juntaram então à iniciativa para fundar o UData.

O clube é agora um projeto de ensino da Udesc Esag, coordenado pela professora Analucia Fantin, do Departamento de Ciências Econômicas. O objetivo é motivar os alunos a usar ferramentas computacionais nas disciplinas da graduação, incentivar a cultura data driven e fomentar a análise de dados e programação na universidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram (@udataudesc).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC