Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

10/05/2021-17h21

Evento internacional da Udesc Cefid abordará reabilitação de amputados na pandemia

Evento terá dois dias de atividade - Arte: Divulgação
Em 26 e 27 de maio, o projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o webinar internacional "As amputações e a pandemia de Covid-19: repercussões na mobilidade funcional devido ao isolamento físico e social".

Nos dois dias, as atividades ocorrerão das 13h30 às 15h30 e serão transmitidas pelo Canal da Udesc Cefid no YouTube. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 20 de maio pela internet, com um formulário para cada data (veja abaixo).

O evento visa compartilhar informações e experiências entre Brasil, Argentina e Espanha sobre a reabilitação e a recuperação de pessoas amputadas durante a pandemia, além dos desafios frente ao confinamento físico e social de pacientes e profissionais.

Pesquisa de pós-doutorado

O tema do webinar está relacionado à pesquisa de pós-doutorado da coordenadora do Ramp, Soraia Cristina Tonon da Luz

As atividades são voltadas a docentes, estudantes e profissionais de saúde, sendo que, no segundo dia, a programação também é dirigida a pessoas amputadas. As apresentações ocorrerão em espanhol.

Programação

Em 26 de maio, o webinar terá uma mesa-redonda com dez profissionais de saúde dos três países, abordando o tema geral do evento, dentre elas a professora Soraia, que é coordenadora do Ramp e do encontro. Acesse o formulário de inscrição.

Em 27 de maio, o evento virtual terá depoimentos de pessoas com amputações ou malformações congênitas sobre os impactos da pandemia na mobilidade física e funcional e na qualidade de vida, além de abordar a implementação da telefisioterapia e seus resultados. Acesse o formulário de inscrição.

Os participantes são vinculados à Associação de Amputados da Espanha (Andade) e à Associação Civil sem Fins Lucrativos de Amputados sem Fronteiras (Asif), da Argentina, e a atividade é aberta aos interessados.
 
As apresentações serão moderadas pelo psicólogo Cristian Marín, da Andade, pela professora e fisioterapeuta Soraia Tonon da Luz, da Udesc Cefid, e pela terapeuta ocupacional Sheila Gómez de Castro, da Universidade de Granada, na Espanha.

O webinar é promovido pelo Ramp, da Udesc Cefid, e pela Universidade de Valladolid, com apoio da Andade, Acif, Universidade de Granada, Fundação OHB e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Sobre o Ramp

Vinculado ao programa de extensão Reabilitar e Integrar, o projeto Ramp desenvolve atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e em dois locais da Udesc Cefid: o Laboratório de Biomecânica e a Clínica Escola de Fisioterapia.

No ano passado, o projeto lançou um site com conteúdos e serviços voltados a pessoas com amputações e a profissionais que atuam junto a esse público, incluindo a telefisioterapia.

Mais informações podem ser obtidas no site e no Instagram do Ramp.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento terá dois dias de atividade
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC