Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

15/12/2020-14h32

Filme de doutoranda em Teatro da Udesc Ceart mostra a realidade do povo indígena Sikuani

O curta-metragem integra o projeto Unid@s contra a colonização: muitos olhos, um só coração e está disponível na internet

Capa do curta "Até o Fim do Mundo". Imagem: Divulgação.
Em 2019, a doutoranda Juma Gitirana Tapuya Marruá lançou o filme de curta-metragem “Nakua pewerewerekae jawabelia / Hasta el fin del mundo / Até o fim do mundo”, como parte de sua pesquisa de doutorado, sob orientação da professora Fátima Costa de Lima, no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O curta foi dirigido por ela e por Margarita Rodrigues Weweli-Lukana, liderança do povo indígena Sikuani, situado na região do médio Orinoco, entre a Colômbia e a Venezuela. Filmado somente com câmera de celular, o vídeo tem caráter experimental e é uma “tentativa ritual de sanação das dores coloniais”, retratando a vida do povo Sikuani.

Em setembro de 2020, a produção recebeu o prêmio de melhor filme curta-metragem pelo júri oficial no Festival As Amazonas do Cinema, que faz parte do Festival Pan-Amazônico de Cinema. No ano passado, Juma foi premiada como melhor atriz e Margarita como melhor atriz coadjuvante no Festival de Cinema Indígena de Águas Belas. Além disso, o curta ganhou uma menção especial na Mostra Competitiva Comunitária Stefan Kaspar, do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira de 2019.

Desde seu lançamento, o curta foi exibido em mais de 70 festivais e espaços independentes, indígenas e não indígenas, dentre eles festivais internacionais como o First Nations Film and Video Festival, em Chicago, nos Estados Unidos, e a terceira edição do African Smartphone International Film Festival, em Lagos, na Nigéria. No Brasil, foi exibido em 17 estados das cinco regiões do país. Mesmo durante a pandemia da covid-19, passou por 19 festivais e foros de cinema virtuais nacionais e internacionais.

Ainda neste ano, na Udesc, o curta participou da Mostra Audiovisual da Relato, realizada virtualmente pelo Núcleo de Moda, Mídia e Arte do Ceart, e da disciplina Seminário temático especial de ensino das artes visuais: arte e educação indígena, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

“Até o fim do mundo” está disponível na plataforma Cardume.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC