Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

11/12/2020-16h27

Identidade visual da Biblioteca da Udesc ganha dois prêmios em concurso de Design

Biblioteca da Udes conquistou prêmios Prata e Bronze no concurso nacional de design. Arte: divulgação
Os projetos da nova identidade visual e da sinalização do espaços físicos da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, entre os finalistas do 8º Prêmio Bornancini de Design nas categorias "Design Gráfico" e "Design de Ambientes".

Os projetos foram desenvolvidos pelos alunos Beatriz Bastos, Maria Eduarda Marcelino, Cecília Cecchet, Isadora Noal, Lucas Grangeiro e Rafael Akira, com a supervisão dos docentes Anelise Zimmermann e Maurício Dick, do Centro de Artes (Ceart), e da equipe da BU.

As três propostas mais bem avaliadas em cada categoria entre os mais de 500 inscritos foram apresentadas em transmissão ao vivo via YouTube em 10 de dezembro. Os ganhadores receberam certificado de vencedor do 8º Prêmio Bornancini de Design.

Os projetos foram avaliados segundo critérios de originalidade, processo, briefing e aplicabilidade. Neste ano, a seleção de projetosteve 83 jurados especializados.

O prêmio é uma iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) que foi instituída em 2006, em homenagem a José Carlos Mário Bornancini, maior referência do Design no RS e um dos mais expressivos designers brasileiros.

"Esse reconhecimento tanto mostra a qualidade projetual e criativa de nossos alunos do curso de Design da Udesc quanto demonstra as possibilidades do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, conectando profissionais e setores diferentes da instituição", comenta a professora Anelise Zimmermann.

Iniciativa inovadora

A nova identidade visual da Biblioteca Universitária, que incluiu a rede de 11 bibliotecas instaladas em todos os campi da Udesc, busca reforçar uma mudança de postura e percepção das bibliotecas da Udesc, deixando o ambiente mais acolhedor, descontraído e colaborativo.

Segundo Luiza da Silva Kleinubing, coordenadora da BU, uma das referências para o trabalho foi a Biblioteca Parque do Estado do Rio de Janeiro. 

"Por meio desses projetos, foi possível comunicar para a comunidade acadêmica a mudança de postura, conceito e imagem dos espaços e serviços das bibliotecas. Gostaríamos que nossos usuários vissem as bibliotecas da Udesc como um ambiente acolhedor e descontraído, onde as pessoas se encontram para compartilhar livros e pensamentos e a Identidade Visual, de forma divertida e colorida, contribuiu para que nossa comunicação atingisse de forma amigável nossos usuários", avalia.

Sobre a BU

A Biblioteca Universitária da Udesc oferece serviços e produtos de informação, com qualidade e confiabilidade, por meio de um sistema descentralizado composto de 11 bibliotecas (central e setoriais), instaladas em todos os campi, que se complementam. Os serviços podem ser usados pela comunidade universitária (acadêmicos, professores e estudantes) e pela comunidade externa.

O acervo bibliográfico é constituído por livros, periódicos, vídeos, slides, imagens, fotografias, teses, dissertações, monografias, catálogos de exposição, relatórios de pesquisa/tutores, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), peças teatrais, mapas, CDs-ROM, partituras e outros.

Mais informações

Mais informações sobre o Prêmio Bornancini podem ser obtidas no site oficial e sobre a biblioteca, na página da BU e pelo e-mail bc@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Biblioteca da Udes conquistou prêmios Prata e Bronze no concurso nacional de design
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC