Curso gratuito inicia em 21 de março - Arte: Div.
O ativismo de pessoas com deficiência e a formação feminista serão temas de série de encontros online neste ano, realizados como ação de extensão interinstitucional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do
Centro de Educação a Distância (Cead), e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Intitulado
"Formação Feminista e Anticapacitista 3 - Ativismo, Cuidado e Emancipação Social", o curso será composto por 16 encontros online, com oito sessões por semestre.
O programa é coordenado pelo Núcleo de Estudos da Deficiência (NED), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSC, e pelo Laboratório de Educação Inclusiva (LedI), da Udesc Cead, e do grupo PesquisarCOM, da UFF.
Encontros
O primeiro encontro ocorrerá em 21 de março, às 9h. Interessados podem realizar a inscrição gratuitamente através
desse link.
Conforme os organizadores, "o objetivo é implementar ações de formação continuada sobre a temática da deficiência, abertas à comunidade, garantindo a participação das pessoas com deficiência e demais interessados nos espaços formativos".
As formações online contarão com intérpretes de Libras e todos os encontros serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma Moodle Grupos. Os participantes receberão certificado e o curso é aberto a todos, sem restrição de área.
Cronograma
No primeiro semestre, os encontros síncronos ocorrerão nas seguintes datas, quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 9h às 11h45:
Sobre o LEdI
O Laboratório de Educação Inclusiva visa, dentre seus objetivos, contribuir para a construção de uma cultura inclusiva e anticapacitista, a partir de ações emancipatórias com pessoas com deficiência, e para a implementação de políticas de ações afirmativas nas instituições.
Fundado em 2002, como um projeto de extensão, e formalizado como laboratório em 2013, o LEdI mobiliza a comunidade acadêmica e externa por meio de três programas de extensão: LEdI/Udesc em Rede: Diálogos Interseccionais na Luta Anticapacitista, Estudos sobre Deficiência na Educação e Sinaliza Infância.
O laboratório é coordenado pela professora Solange Cristina da Silva, do Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad), da Udesc Cead; ao qual também estão vinculados os coordenadores das ações extensionistas.
Mais informações
Os temas dos encontros do primeiro semestre podem ser conferidos no
Instagram do NED.
Mais informações sobre o LedI podem ser conferidas pelo
Facebook, pelo
Instagram e pelo
Youtube.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
Texto escrito pela estagiária de Jornalismo Maria Eduarda de Toledo Vieira, sob orientação do jornalista Gustavo Cabral Vaz