Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

24/06/2020-16h35

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais da Udesc desenvolve conteúdos para biblioteca virtual

Biblioteca virtual reúne resultados dos projetos de extensão, ensino e pesquisa desenvolvidos pela equipe do AYA
O Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais (AYA), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está realizando uma série de atividades de pesquisa e ações de extensão, adaptadas para o momento de pandemia de Covid-19.

Os materiais didáticos, audiovisuais, entrevistas, artigos e podcasts desenvolvidos estão reunidos e foram disponibilizados na Biblioteca Virtual criada pela equipe do laboratório.

A indissociabilidade entre as atividades ensino, pesquisa e extensão é marca do laboratório AYA. Os programas de Extensão “Histórias Africanas e Indígenas: olhares e práticas na educação” e “Olhares, vozes e memórias: saberes africanos e indígenas”, têm como objetivo comum contribuir para a implementação das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/2008 e suas diretrizes, que tornam obrigatório o ensino de histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas.

As atividades contemplam a elaboração de oficinas voltadas para o ensino de História na Educação Básica, a organização de dois livros com artigos de pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições, a produção de vídeos e de podcasts educativos.

A equipe do AYA está realizando, desde o início da pandemia, reuniões virtuais para articular as discussões do campo teórico-prático pós-colonial e decolonial, realizadas em grupos de estudos, com o desenvolvimento dos seis projetos de extensão e dos dois projetos de pesquisa coordenados pelas professoras Cláudia Mortari e Luisa Tombini Wittmann, do departamento de História da Udesc Faed.

O grupo também tem produzido materiais didáticos que contribuem com os professores e professoras, inclusive neste período de aulas remotas. São oficinas educativas e podcasts que apresentam entrevistas exclusivas com africanos, aficanas, indígenas e afro-brasileiros e afro-brasileiras.

“Aliado a isso está a organização de livros que colocam em diálogo diferentes sujeitos e campos do conhecimento, em especial das Ciências Humanas, ao abordar temas diversos na perspectiva da transdisciplinaridade, interculturalidade e interseccionalidade”, explica a professora Cláudia Mortari.

Todos os projetos estão articulados e disponibilizados no site da Biblioteca Virtual do AYA, que se configura como um projeto de extensão permanente do laboratório voltado para a pesquisa, sistematização e compartilhamento de materiais relativos aos campos pós-coloniais e decoloniais e dos estudos africanos e indígenas.

As atividades desenvolvidas pelo AYA podem ser acompanhadas na página do laboratório no Instagram e no Facebooke pelo site da Biblioteca Virtual.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 19
  • Imagem 20
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC