Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

28/05/2025-15h23

Livro sobre imigração italiana feito por docentes da Udesc será lançado em Brusque

Obra integra comemorações pelos 150 anos no início da colonização

Três pesquisadores da Udesc assinam capítulos da obra, organizada por Andrey Taffner Fraga - Arte: Div.
Em 5 de junho, às 19h30, o município de Brusque receberá um evento de lançamento do livro "150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina", que tem, entre seus autores, três pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O evento ocorrerá no Auditório Dr. Germano Hoffmann, no Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe). O livro foi lançado pela Editora da Unifebe, como parte das comemorações pelos 150 anos do início da grande imigração em Santa Catarina.

A obra traz "uma coletânea que explora a presença italiana em várias regiões do Estado e, particularmente, das primeiras áreas ocupadas pelos imigrantes italianos: os municípios de Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio".

Pesquisadores

O livro foi organizado pelo professor Andrey José Taffner Fraga, que é vinculado ao Centro de Educação Superior do Alto Vale (Ceavi), em Ibirama. Doutorando em Direito, o docente é autor do capítulo "Os 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina em perspectiva histórica".

Fraga também é autor de diversos livros sobre a imigração italiana para a antiga Colônia Blumenau, com destaque para "Rio dos Cedros nella nostra mente", em coautoria com o sociólogo italiano Renzo Maria Grosselli.

Outros dois pesquisadores ligados à Udesc assinam artigos, O professor Norberto Dallabrida, do Centro de Educação a Distância (Cead), é autor do capítulo "Trentinos e italianos na periferia da Colônia Blumenau".

Dentre sua publicações anteriores, Dalabrida é autor do livro "O mestre-escola: retalhos da vida de Giovanni Trentini em Rio dos Cedros" e organizador do dossiê "150 anos da imigração italiana no Vale do Itajaí", em parceria com o historiador Jonas Cadorin.

E o professor Malcon Gustavo Tonini, que é mestre e doutorando em História pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), é autor do capítulo "Memórias da Colônia Nova Itália/SC: a origem da italianidade no Brasil".

Tonini também escreveu o livro "Memórias da Colônia Nova Itália/SC: diálogos entre história oral, memória e ensino de história". 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Três pesquisadores da Udesc assinam capítulos da obra, organizada por Andrey Taffner Fraga
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC