E-book foi criado por Raquel Steffens no Mestrado
Profissional em Educação Inclusiva - Arte: Div.
Uma mestranda em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) produziu, como parte de sua pesquisa na pós-graduação, um guia digital gratuito voltado ao acolhimento de famílias com crianças autistas.
Acesse o e-book.
Elaborado por Raquel Steffens, a obra “
Cuidar de quem cuida: Guia para o acolhimento de famílias de crianças autistas” foi lançada neste mês, após ela concluir o
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) no Centro de Educação a Distância (Cead).
Raquel realizou sua banca de defesa em novembro do ano passado. Ela foi orientada pela professora Geisa Letícia Kempfer Böck, com coorientação de Solange Cristina da Silva.
Desafios e alegrias
Conforme a autora, o guia é "interativo e voltado para quem enfrenta os desafios e alegrias do cuidado com crianças autistas".
"O e-book é fruto da escuta atenta às vivências de mães, educadoras e crianças, e nasce do desejo de acolher as famílias que, muitas vezes, se sentem sozinhas após o diagnóstico dos filhos", afirma a pesquisadora.
“Durante minha trajetória profissional, ouvi mães de crianças autistas compartilharem suas jornadas marcadas por muito amor, desafios e, muitas vezes, por solidão. Foi essa escuta real, comprometida com quem cuida todos os dias, que me inspirou a criar o guia”, conta Raquel.
Segundo a autora, o livro considera "a complexidade do diagnóstico, da escola e da maternidade, sem deixar de lado a esperança, a escuta e o vínculo".
“Ele é um convite para transformar o acolhimento em algo real, tanto na educação infantil quanto nas redes de apoio às famílias”, conclui.
Mais informações podem ser obtidas no
Instagram da autora.
Sobre a autora
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena - Educação Especial, Raquel tem duas especializações: em Neuropsicopedagogia Clínica e em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva.
Ela atua como professora efetiva no Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura de Florianópolis desde 2019.
A acadêmica fez parte da
segunda turma do Profei na Udesc Cead. Sua dissertação de mestrado, “A ética do cuidado e o acolhimento às famílias de crianças autistas da Educação Infantil”, foi desenvolvida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
Texto escrito pela estagiária de Jornalismo Maria Eduarda de Toledo Vieira, sob orientação do jornalista Gustavo Cabral Vaz