Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

22/02/2019-17h46

Mestranda da Udesc cria protocolo de enfermagem para manejo da sífilis em adultos

Ferramenta foi desenvolvida pela acadêmica Saionara Barimacker - Foto: Divulgação
Uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Enfermagem, do Centro de Educação Superior do Oeste  (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), resultou na criação de um protocolo de enfermagem para o manejo da sífilis em adultos.

Elaborada pela pesquisadora Saionara Vitória Barimacker, com orientação do professor Arnildo Korb e co-orientação da professora Denise Azambuja Zocche, o protocolo foi apresentado para validação no Conselho Municipal da Saúde na última segunda-feira, 18. 

Segundo o professor Korb, a proposta deverá tramitar pelas devidas instâncias e, "por ser inovadora, tem grande potencial de ser aplicada na região e no Estado".

Motivação

O trabalho de desenvolvimento da ferramenta de trabalho teve participação de 42 enfermeiros da rede municipal de saúde de Chapecó. Saionara conta que o principal motivo que a levou a pesquisar o tema “foi o fato de estarmos convivendo com uma epidemia de sífilis".

"Nos últimos três anos, ao atender muitos desses pacientes, eu sentia dificuldades em manejá-los do início ao término do acompanhamento. Essa dificuldade também era sentida por outros profissionais da enfermagem na rede municipal de saúde”, afirma. 

Segundo a mestranda, a participação no Mestrado Profissional em Enfermagem da Udesc Oeste lhe possibilitou "buscar respostas para enfrentar de maneira prática essas dificuldades, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com sífilis".

Conquista 

Para Arnildo Korb, a realização da investigação científica, construção e validação de um protocolo em saúde em apenas dois anos, como realizado pela Saionara, é uma grande conquista para a mestranda e para o programa de pós-graduação.

O professor destaca o desafio que o mestrado profissional em Enfermagem representa para o corpo docente, ao aliar pesquisa com geração de produtos e tecnologia.

"Embora tenha sido implantado há pouco anos, o Mestrado Profissional em Enfermagem da Udesc Oeste já conquista resultados semelhantes ao de cursos de tradição na área no Brasil", afirma.

Sobre o mestrado

Localizado no campus da Udesc Oeste em Chapecó, o Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde iniciou atividades em agosto de 2017.

O curso visa qualificar enfermeiros para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho, promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgenf.ceo@udesc.br e no site do programa.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ferramenta foi desenvolvida pela acadêmica Saionara Barimacker
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC