Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

13/03/2023-16h42

Mobilidade acadêmica: confira cinco motivos para realizar intercâmbio pela Udesc

Universidade Hanze, que fica na Holanda, é uma das instituições conveniadas à Udesc - Foto: Divulgação 
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem convênios de mobilidade acadêmica com 95 universidades nacionais e internacionais. Coordenadas pela Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), essas parcerias permitem que os alunos da Udesc estudem em outras instituições sem pagar as taxas acadêmicas dessas universidades.

A experiência de realizar um intercâmbio em outra universidade durante a graduação pode trazer uma série de benefícios para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional dos estudantes. Por isso, a SCII preparou uma lista com algumas razões pelas quais um intercâmbio pode ser importante para a formação:

1 - Aprimoramento de habilidades linguísticas

Ao estudar em um ambiente imersivo no exterior, você poderá aprimorar suas habilidades linguísticas. Isso pode ser extremamente importante se você está aprendendo um novo idioma ou se pretende trabalhar em uma área onde a habilidade de falar outra língua é valorizada.

2 - Experiência cultural

A experiência de viver e estudar em um ambiente culturalmente diferente pode ajudar a desenvolver uma compreensão mais profunda e uma maior apreciação pela diversidade cultural. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer novos ambientes e tradições e aprender através de perspectivas e conhecimentos de outros estudantes e professores.

3 - Novas oportunidades

Estudando em uma universidade no exterior você terá acesso a uma ampla gama de cursos e programas acadêmicos que podem não estar disponíveis na sua universidade de origem. Isso pode ajudá-lo a adquirir conhecimentos em áreas específicas de interesse.

4 - Desenvolvimento de habilidades sociais

Participando de um intercâmbio, você poderá aperfeiçoar suas habilidades sociais, melhorar a capacidade de se comunicar com outras pessoas e desenvolver mais facilidade para trabalhar em equipe e resolver conflitos. Além de se tornar uma pessoa mais independente, aprendendo a se adaptar a novas situações e a enfrentar desafios com confiança.

5 - Ampliação das oportunidades de carreira

Participar de um intercâmbio no exterior pode aumentar suas perspectivas de carreira. As habilidades que você desenvolver durante o intercâmbio, incluindo fluência em outro idioma e habilidades sociais, podem ser altamente valorizadas pelos empregadores.

A lista completa de parcerias pode ser acessada através da página da SCII. Os convênios da Udesc incluem universidades em países como Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos, Itália, França e México.

Eventos online em março

Neste mês, a SCII realiza uma série de eventos online com estudantes de todos os centros de ensino para discutir possibilidades de intercâmbio e programas de titulação no exterior. Já foram promovidos encontros com acadêmicos da Udesc Cefid, Udesc Oeste e Udesc Alto Vale. Confira os próximos já confirmados:

  • Udesc Lages: 13 de março, às 17h
  • Udesc Joinville: 14 de março, às 17h
  • Udesc Laguna: 15 de março, às 15h
  • Udesc Ceart: 16 de março, às 14h

As datas e os horários dos demais centros serão divulgados posteriormente.

Mais informações

Mais informações sobre intercâmbio podem ser obtidas no FAQ e pelo e-mail julia.bittencourt@udesc.br; e sobre convênios e oportunidades de bolsas nos EUA, pelo e-mail pedro.costa@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Universidade Hanze, na Holanda, é uma das conveniadas à Udesc
  • Países com universidades conveniadas à Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC