Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

31/05/2019-14h14

Nova versão do portal de transparência da Udesc facilita acesso às informações

Design dinâmico facilita interação e acesso aos dados de várias áreas da instituição - Imagem: Reprodução
O site da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou uma nova versão da página Udesc em Números, agora utilizando a tecnologia do software de visualização de dados Power BI, da Microsoft. A nova página apresenta melhorias em layout, navegação, organização e hierarquização do conteúdo.

Um dos principais atrativos é o design dinâmico, que facilita a interação e o acesso a informações de diversas áreas da Udesc, incluindo graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, avaliações, receitas, despesas e investimentos. Outra novidade é a automação para inclusão de dados.

O desenvolvimento das inovações envolveu servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Série de dados

O Udesc em Números visa apresentar dados quantitativos sobre ensino, pesquisa, extensão e gestão da universidade na forma de gráficos que facilitem a compreensão das informações, tanto por parte do público interno (gestores, professores, técnicos e acadêmicos), quanto por parte da sociedade.

A plataforma também será usada para gerar relatórios internos de apoio à gestão. Já em desenvolvimento, essa etapa do projeto tem participação das pró-reitorias, na disponibilização das informação; da Setic, na automação dos dados; e do Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart), na adequação do design.

Modernização

As melhorias do Udesc em Números vêm sendo trabalhadas desde o início de 2018, pela Proplan, com o objetivo de automatizar a inclusão de dados e modernizar a plataforma, incluindo mais estilos de gráficos.

A nova versão foi apresentada ao Conselho Universitário (Consuni) na reunião de 27 de março. Desde então, foi implementada a alimentação automática dos dados relativos a despesas de custeio, pessoal e investimento, com informações obtidas por meio do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), fornecidas diretamente do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef).

Também nesse período, a Setic implantou um centro de processamento de dados próprio, que é fundamental para a melhoria continuada da solução.

Sobre o software 

Reconhecido pela consultoria Gartner como líder do setor, o Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft. O software visa prover visualizações interativas e maior capacidade de gestão inteligente, com uma interface simples para usuários criarem relatórios e painéis visuais customizados.

A ferramenta contempla uma coleção de serviços, aplicativos e conectores, que tornam possível a conexão com dados a partir de qualquer lugar e permitem a criação de filtros e visualizações atrativas para compartilhamento.

Curso de capacitação

Na próxima semana, em 5 e 6 de junho, 15 servidores da Udesc participarão da primeira capacitação na universidade sobre o PowerBI.

Credenciado pela Microsoft, o curso visa formar consultores para aplicar a ferramenta nos seus setores. Com uma visão maior dos dados, o software será usado para facilitar a gestão e a tomada de decisões.

A modernização do Udesc em Números é uma iniciativa alinhada ao projeto Gestão à Vista, previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da universidade, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proplan.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664 8159. Usuários do site que tenham sugestões de melhorias podem encaminhá-las para arthur.freitag@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo da Secom Udesc, acadêmica Maya Soares, sob supervisão e edição do jornalista Gustavo Cabral Vaz
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Design dinâmica facilita interação e acesso aos dados
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC