Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

26/08/2021-17h39

Novo boletim é publicado pela Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades da Udesc

Servidoras Maria Aparecida Clemêncio e Maria Helena Tomaz presidem comissão da Udesc - Arte: Divulg.
A Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades (Caad), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou nesta semana um boletim informativo com o objetivo de divulgar as ações desenvolvidas pelo órgão. Confira o informativo.

O Caad é um coletivo de natureza consultiva, propositiva e de acompanhamento nas áreas de ações afirmativas, diversidades e inclusão social dentro da universidade.

O objetivo central do órgão é instrumentalizar teórica e metodologicamente os integrantes da comissão, fundamentar as discussões sobre a pauta e aprofundar conhecimentos no sentido de ampliar as políticas de ações afirmativas na Udesc.

O Caad realiza ações e eventos que abordam questões inerentes ao processo de construção das diretrizes que balizarão acesso e permanência de docentes, técnicos e discentes na universidade. Os consultores da comissão são os professores Marcos Silva e Delton Felipe e a professora Lia Vainer Schucman.

Grupos de trabalho

As atividades da comissão envolveram três grupos de trabalho em 2020 e 2021: GT Regimento da Comissão, que fez o regimento interno da comissão; GT Banca de Verificação, que realiza suporte apuração de denúncias; e GT Formação Continuada e Legislação, que elaborou questionários direcionados aos ingressantes, ativos e egressos oriundos da Política de Ações Afirmativas da Udesc, com o objetivo de mapear os estudantes, suas condições e características nas etapas de ingresso, permanência e conclusão de curso.

Nesse período, também foi realizado um ciclo de palestras, com três encontros:

  • "Ações Afirmativas Históricos e Conceitos", em 24 de novembro de 2020, com os professores Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Marcos Rodrigues da Silva, tendo mediação da professora Maria Aparecida Clemêncio, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Udesc (Neab);
  • "Ações Afirmativas e Povos Indígenas", em 14 de abril de 2021, com a professora Joziléia Daniza Kaigang, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e os professores Ítalo Mongconãnn, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e José Benites, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo mediação da professora LuisaTombini Wittmann, do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da Udesc (AYA);
  • "Branquitude", em 8 de julho de 2021, com professora Lia Vainer Schucman, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), tendo mediação da professora Vera Márcia Marques Santos, do LabEduSex e Neab.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • As professoras Maria Aparecida Clemêncio e Maria Helena Tomaz presidem a comissão.
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC