Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

20/11/2020-18h27

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc destaca importância da luta antirracista

 
Neab faz várias ações pela valorização das populações de origem africana e indígena - Arte: Karine Lucinda
Esta sexta-feira, 20 de novembro, marca o Dia Nacional da Consciência Negra. Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) reforça que a luta antirracista precisa ser travada por todos, todos os dias, em todos os espaços.

O núcleo realiza inúmeras ações para trabalhar pela igualdade de direitos e pela valorização das populações de origem africana e indígena dentro e fora da universidade.

"O Neab/Udesc, com suas ações indissociáveis de extensão, pesquisa e ensino, realiza cotidianamente o fortalecimento da luta antirracista e é de suma importância para contribuir na desnaturalização da discriminação e da desigualdade", destaca a coordenadora do núcleo, Maria Helena Tomaz.

"Buscamos e construímos estratégias que transformem diferentes estruturas de espaços e práticas institucionais e sociais, que se comprometam vigorosamente com a promoção da diversidade, da igualdade racial e dos direitos humanos", afirma.

Principais projetos

O Neab produz e compartilha conhecimento e contribui para o desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial na Udesc. Conheça os quatro principais projetos do grupo:

  • Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (Opass), que oferece suporte para discussões, proposições e ampliação de ações afirmativas na Udesc e acolhimento a estudantes cotistas e aos interessados na temática antirracista;
  • Observatório de Educação e Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina (Oberer), que desenvolve atividades de formação com professores e gestores públicos responsáveis pela implementação do estudos sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares;
  • "Caminhando com Antonieta de Barros: narrativas de resistência e ancestralidade", ação que busca recuperar e disseminar a participação política, social e cultural de mulheres afro-brasileiras, quilombolas e indígenas;
  • "Biblioteca de Referência Neab/Udesc, disseminando a história e a cultura das populações de origem africana", fonte de informação sobre o tema.
Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Neab/Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 25
  • Imagem 26
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC