Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

25/07/2019-14h16

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc atende mais de 15 mil pessoas no Oeste

Encerramento da Operação Gilmar Gomes ocorreu em Cordilheira Alta no último sábado - Fotos: Divulgação
Mais de 15 mil pessoas foram atendidas durante os dez dias da Operação Gilmar de Almeida Gomes, a 16ª do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que realizou atividades em 12 municípios da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) – veja lista abaixo.

Ao todo, a operação promoveu 469 oficinas e atividades complementares. Específica para cada cidade, a programação foi definida junto a representantes locais e buscou suprir demandas inseridas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Também foram contempladas as dimensões econômica, social e ambiental dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A operação teve participação de 150 rondonistas e a parceria de quatro instituições de ensino superior: Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). 

Encerramento

A cerimônia de encerramento ocorreu no último sábado, 20, em Cordilheira Alta, e foi prestigiada por representantes dos municípios participantes, da Amosc, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e das instituições parceiras.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão, a Operação Gilmar de Almeida Gomes ficou marcada pela expressiva presença de profissionais com graduação e pós-graduação, em todos os municípios, somado ao processo de ambientação, com palestras sobre o desenvolvimento regional do Oeste.

Para o coordenador do NER, Jaison Ademir Sevegnani, a operação fez valer seu papel de contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais, bem como com os estudantes universitários, nos processos de desenvolvimento e fortalecimento de cidadania.

Assista, pelo link abaixo, ao vídeo sobre a operação produzido pelo acadêmico Rafael Bonella Zulianello, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc Lages, que reúne relatos de rondonistas que atuaram no município de Sul Brasil.





Realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), a 16ª operação do NER da Udesc prestou homenagem ao professor Gilmar de Almeida Gomes, falecido em fevereiro. O docente era um entusiasta das atividades do núcleo e reconhecido estudioso da sociedade e da natureza da Região Oeste.

Municípios participantes

  • Águas Frias
  • Arvoredo
  • Caxambu do Sul
  • Chapecó
  • Cordilheira Alta
  • Coronel Freitas
  • Guatambu
  • Nova Itaberaba
  • Pinhalzinho
  • Planalto Alegre
  • São Carlos
  • Sul Brasil

Atuação do NER

Em 16 operações promovidas pelo NER da Udesc desde 2010, já foram realizadas cerca de 13,5 mil atividades, com aproximadamente três mil rondonistas e um público de 375 mil pessoas atendidas em Santa Catarina, Paraná, Goiás, Brasília e Argentina.

O núcleo possibilita o intercâmbio de alunos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

Somos Todos Rondon

A realização das operações do NER é uma ação que integra o projeto Somos Todos Rondon, previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, que é liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8029 e 3664-8143, pelo e-mail ner.proex@udesc.br, no Facebook e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encerramento ocorreu em Cordilheira Alta no último sábado
  • Imagem 41
  • Imagem 42
  • Imagem 43
  • Imagem 44
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC