Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

25/08/2022-15h46

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc inicia operação com cerimônia em Caçador

Operação Reencontro fará atividades até 3 de setembro no Meio-Oeste de SC - Fotos: Divulgação
Rondonistas, autoridades e convidados lotaram a Câmara Municipal de Caçador para a cerimônia de abertura da Operação Reencontro, realizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em municípios do Meio-Oeste Catarinense.

A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 24, com participação de diversos gestores municipais e da universidade. Pela Udesc, estiveram presentes o reitor, Dilmar Baretta, o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, e o coordenador de Extensão e do NER/Udesc, Alfredo Balduíno Santos, além de diretores de centros, professores, técnicos e estudantes.

As atividades iniciaram ainda pela manhã, com uma aula magna sobre desenvolvimento regional na Região do Contestado e uma caminhada do Parque Municipal de Caçador até a Câmara Municipal.

Atividades

"É um orgulho para a Udesc realizar essa ação, que leva oficinas, palestras e orientações sobre diversos temas aos municípios da região, somando mais de 200 atividades diferentes, unindo acadêmicos, professores e técnicos com a comunidade local", destaca Baretta. 

Uma das rondonistas atuantes na operação é a moradora Luiza Carlota Prestiliana Scheffer, a Dona Zita, de 87 anos, que é de Matos Costa e também participou da primeira operação do NER/Udesc, em 2010, quando foi homenageada por "abraçar o projeto e a universidade, acolhendo os rondonistas em sua casa". Partiu dela a sugestão do nome "Reencontro" para a operação em andamento.

Municípios

Primeira operação com atividades presenciais após a pandemia, a Reencontro fará ações até 3 de setembro na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), que abrange 15 municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

Articuladas junto aos municípios, as atividades realizadas na região da Amarp abrangem as oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Algumas atividades podem ser acompanhadas pelo Instagram do NER/Udesc. A cerimônia de encerramento ocorrerá em Iomerê.

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Quase 400 mil pessoas atendidas

O NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos, completos em 2020, com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.

Ao longo da sua primeira década, o núcleo fez 16 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas/rondonistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina.

A primeira atividade do núcleo, a Operação Contestado, em dezembro de 2010, também ocorreu no Meio-Oeste Catarinense, contemplando os municípios de Calmon e Matos Costa. A ação contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB).

Mais informações

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Operação Reencontro fará atividades até 3 de setembro no Meio-Oeste de SC
  • Imagem 121
  • Imagem 122
  • Imagem 123
  • Imagem 124
  • Imagem 125
  • Imagem 126
  • Imagem 127
  • Uma das rondonistas atuantes na operação é a moradora Luiza Carlota Prestiliana Scheffer, a Dona Zita, que é de Matos Costa e também participou da primeira operação do NER/Udesc, em 2010. Partiu dela a sugestão do nome ?Reencontro? para a operação em andamento.
  • Imagem 128
  • Imagem 129
  • Imagem 130
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC