Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

22/08/2022-17h10

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc inicia operação no Meio-Oeste nesta quarta

Equipe do NER/Udesc em Caçador - Foto: Div.
Nesta quarta-feira, 24, às 14h, o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará a cerimônia de abertura da Operação Reencontro na Câmara Municipal de Caçador.

A operação será a primeira com atividades presenciais após a pandemia e promoverá atividades até 3 de setembro na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), no Meio-Oeste Catarinense.

Antes da solenidade, pela manhã, os rondonistas terão uma aula magna sobre a Região do Contestado com o historiador e jornalista João Batista. A abertura incluirá ainda uma caminhada com todos os participantes do Parque Municipal de Caçador até a Câmara Municipal. 

Ações para comunidade

Com participação de estudantes, professores e técnicos, a operação desenvolverá atividades em diversos municípios da Amarp, abrangendo as oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Ao todo, a associação congrega 15 municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira. 

Parte das equipes que atuarão na operação já se encontra em municípios do Meio-Oeste, finalizando os preparativos. Demais acadêmicos que participarão das ações se deslocarão para a região a partir dos seus centros nesta terça-feira, 23. Algumas atividades podem ser acompanhadas pelo Instagram do NER/Udesc.

A cerimônia de encerramento está confirmada para ocorrer em Iomerê.

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Quase 400 mil pessoas atendidas

O NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos, completos em 2020, com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.

Ao longo da sua primeira década, o núcleo fez 16 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas/rondonistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina.

A primeira atividade do núcleo, a Operação Contestado, em dezembro de 2010, também ocorreu no Meio-Oeste Catarinense, contemplando os municípios de Calmon e Matos Costa. A ação contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB).

Mais informações

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do NER/Udesc em Caçador
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC