Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

30/08/2022-15h49

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc realiza atividades de operação até sábado

Encerramento da Operação Reencontro ocorrerá em Iomerê, em 3 de setembro - Fotos: Divulgação
Até o próximo sábado, 3, o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), segue realizando atividades da Operação Reencontro em municípios do Meio-Oeste Catarinense.

Ao todo, mais de 200 ações diferentes serão promovidas pelos rondonistas, acadêmicos, professores e técnicos da universidade estadual e demais participantes na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), que abrange 15 municípios (veja lista completa abaixo).

Gestores da Udesc também participam de ações em diversos municípios. O reitor, Dilmar Baretta, acompanhou as atividades em Iomerê, onde reuniu-se com a gestão municipal para formalizar a realização do encerramento da operação no município.

O reitor destacou a atuação do NER/Rondon e seus resultados: "A extensão universitária possibilita novos rumos na formação acadêmica e no contato direto com a sociedade catarinense".

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, acompanhou a atuação e o planejamento das equipes de rondonistas em Iomerê, Arroio Trinta, Macieira e Salto Veloso, junto ao coordenador de Extensão e do NER/Udesc, Alfredo Balduíno Santos.

Articuladas junto aos municípios, as atividades realizadas na região abrangem as oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Encerramento

O encerramento da operação ocorrerá em Iomerê a partir das 10h de sábado, 3, e incluirá um grande almoço de despedida dos rondonistas da região.

Primeira operação com atividades presenciais após a pandemia, a Reencontro iniciou em 24 de agosto. A cerimônia de abertura foi realizada em Caçador, com participação de diversos gestores municipais e da universidade.

Fazem parte da Amarp os seguintes municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira. 

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Quase 400 mil pessoas atendidas

O NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos, completos em 2020, com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.

Ao longo da sua primeira década, o núcleo fez 16 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas/rondonistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina.

A primeira atividade do núcleo, a Operação Contestado, em dezembro de 2010, também ocorreu no Meio-Oeste Catarinense, contemplando os municípios de Calmon e Matos Costa. A ação contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB).

Mais informações

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encerramento da Operação Reencontro ocorrerá em Iomerê, em 3 de setembro
  • Imagem 25
  • Imagem 26
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC