Lançamento ocorre nesta terça - Arte: Divulgação
Nesta terça-feira, 26, às 10h30, ocorre o lançamento do Observatório para Enfrentamento ao Racismo em Santa Catarina, iniciativa apoiada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O evento ocorrerá na sede da Defensoria Pública da Capital, na Avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis. O lançamento do observatório terá a apresentação de seus objetivos e das ações planejadas para 2025.
Conforme os responsáveis, a iniciativa "surge de uma iniciativa de mobilização e integração entre representantes de instituições públicas e da sociedade civil para articulação de medidas que fomentem a igualdade racial e o combate ao racismo".
O observatório é uma iniciativa do
Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 40ª Promotoria de Justiça da Capital, de instituições parceiras e da sociedade civil (veja lista abaixo).
Pilares
O trabalho será sustentado por quatro pilares: criação de Delegacias Regionais para o enfrentamento especializado a crimes de racismo; implementação de ações afirmativas com reserva de cotas étnico-raciais para ingresso no serviço público estadual; implementação no Estado da Lei 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio; e constituição de um Comitê Técnico de Saúde da População Negra no Estado de Santa Catarina.
Participam do observatório representantes do MPSC, da Defensoria Pública do Estado, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina, do Instituto Liberdade, da Escola Olodum Sul, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina, da Prefeitura de Biguaçu, da Comissão da Igualdade Racial da OAB, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Florianópolis, do Neab Udesc; do Programa Antonieta de Barros, do Conselho Estadual de Educação, Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), além de representantes da sociedade civil.
Sobre o Neab
Criado formalmente em 2003, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.
O núcleo é atualmente coordenado pela técnica universitária Maria Helena Tomaz, do
Centro de Educação a Distância (Cead).
Mais informações podem ser obtidas no
site e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead*
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
*Com informações da Assessoria do MPSC