Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

24/06/2019-17h38

Observatório de educação em saúde da Udesc é apresentado ao governo estadual

Secretário estadual da Saúde, Helton Zeferino (quarto da dir. para esq.), conheceu ObservaEPS - Fotos: Div.
O Observatório de Educação Permanente de Saúde de SC (ObservaEPS/SC), implantado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi apresentado a gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em dois encontros realizados na última semana. 

Na primeira reunião, na segunda-feira, 17, o vice-reitor, Leandro Zvirtes, e representantes do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), dentre eles o diretor-geral, Dilmar Baretta, conversaram sobre o ObservaEPS/SC com o secretário estadual, Helton Zeferino, e sua equipe.

O encontro aconteceu no gabinete do secretário e abordou os dados obtidos desde novembro de 2018, quando o projeto foi iniciado sob coordenação do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, em parceria com a Divisão de Educação Permanente (DEP), da SES. 

No dia seguinte, o observatório foi tema de um novo encontro na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, com participações do reitor, Marcus Tomasi, do professor Baretta e de representantes da secretaria.

Sobre o observatório

Voltado a gestores, pesquisadores e à população em geral, o ObservaEPS/SC visa contribuir para a disseminação de informações sobre educação permanente de saúde no Estado, auxiliando os responsáveis por processos de tomada de decisão.

Segundo a coordenadora do projeto, Fernanda Ledra, o observatório atua como instrumento de disseminação de informações e espaço para interação, conhecimento da realidade estadual e congregação de profissionais da área. "A iniciativa abrange a gestão compartilhada da informação e análise e também a promoção de experiências para a melhoria dos sistemas locais de saúde, atingindo os 295 municípios do Estado", afirma.

A plataforma reúne informações sobre ações de EPS que acontecem no Estado e difunde dados a partir do seu site, promovendo acesso à produção de conhecimento gerado, possibilitando o intercâmbio de experiências, tanto entre os atuantes no Brasil como em outros países, e viabilizando o acesso ao material produzido.

Para Fernanda, a relevância maior dessa parceria está no agrupamento e sistematização de informações, ampliando o acesso ao conhecimento. "Com o observatório, todas ações de educação permanente nos municípios catarninenses podem ser vistas a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo, transpassando barreiras espaciais por estarem em um ambiente virtual", destaca.

A proposta do ObservaEPS/SC abrange a consolidação da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço (Cies) e o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fernanda.ledra@udesc.br e no site do observatório.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Secretário estadual de Saúde (de azul) conheceu ObservaEPS/SC
  • Professores Tomasi e Baretta recebem representantes da SES
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC