Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

22/03/2022-18h06

Planetário da Udesc Oeste é inaugurado em Pinhalzinho com presença do governador

Planetário é o primeiro do País com projetor digital laser com resolução 4K - Fotos: Julio Cavalheiro 
Foi inaugurado nesta segunda-feira, 21, em Pinhalzinho, o Planetário Digital do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Idealizado pelo professor Daniel Iunes Raimann, do Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Udesc Oeste, o equipamento estará aberto a partir de abril para visitação de grupos de estudantes, docentes e comunidade em geral. Os horários deverão ser pré-agendados no site do planetário.

A inauguração teve as presenças do governador Carlos Moisés, do reitor da universidade, Dilmar Baretta, e do diretor-geral da Udesc Oeste, Cleuzir da Luz.

Com investimento de R$ 752 mil, o planetário digital consiste em uma cúpula feita com placas de ACM (material composto de alumínio com recheio polietileno) e com um projetor digital "fulldome", capaz de projetar o céu estrelado de qualquer região do planeta, em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação.

Projetor digital

A nova estrutura será utilizada em ações de ensino, pesquisa e extensão, além de incentivar o turismo regional em uma rota educacional. Além de permitir a exibição dos objetos celestes no céu diurno ou noturno de qualquer lugar do mundo, por ser digital, o equipamento também consegue realizar a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento, tais como ecologia, climatologia, dentre outros.

O diretor-geral Cleuzir ressaltou o presente que o planetário significa na ocasião em que a Udesc Oeste completa 18 anos. "Uma tecnologia diferenciada, que dá a possibilidade a atrativos que seriam encontrados somente em grandes centros", afirmou.

Investimentos

O reitor Baretta destacou os investimentos feitos na Udesc, em especial nas instalações em Pinhalzinho, com valor total superior a R$ 3 milhões, e enfatizou o apoio do governo e da bancada dos deputados estaduais do Oeste para a aquisição do planetário digital, o primeiro do Brasil que conta com projetor digital laser com resolução 4K.

O governador participou da exibição de apresentação sobre o sistema solar e parabenizou os envolvidos. "Uma educação de qualidade tem reflexo direto na vida das pessoas, por isso buscamos fazer investimentos certos e seguros para alcançar os melhores resultados. Hoje, aqui, é mais uma conquista para a região e para Santa Catarina."

Confira a galeria de fotos.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

* Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Planetário é o primeiro do País com projetor digital laser com resolução 4K
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC